Matérias

Inovação e tecnologia, receita de sucesso para o turismo no século XXI

O uso intensivo de tecnologia tem muito a contribuir com o setor de turismo. Essa é uma das conclusões da Conferência Conecta Varejo CNC, realizada na Rio Innovation Week, defendida também pelo Presidente da ASSERJ e idealizador do evento, Fábio Queiróz, para quem tecnologia e inovação devem chegar a todos.

O Conecta é o primeiro e o maior evento de varejo no Brasil, como destacado pela jornalista Letícia de Freitas e Castro, head de Comunicação e Marketing da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, entidade organizadora do evento, ao lado da CNC.

“Turismo 4.0. Conectando cultura e Inovação” foi o tema da apresentação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do ator e apresentador Fábio Porchat, com intermediação da ensaísta e professora Ivana Bentes. Porchat, que se identificou como um grande viajante, disse que lamenta muito que, quando conversa com um turista durante suas viagens, encontra muitas pessoas que não conhecem o Brasil. “O Brasil tem 10 países em um só, com tamanha diversidade de cultura, hábitos, gastronomia, mas quando pergunto às pessoas quais países conhecem muitas respondem Argentina ou Colômbia, mas não o Brasil”, lamenta ele.

De janeiro a agosto deste ano o Brasil atraiu quatro milhões de turistas estrangeiros, gerando recursos da ordem de 22 bilhões de reais. “O turismo gera emprego e negócios e, assim, ajuda no crescimento do país”, lembrou o presidente da Embratur. “Nossa grande preocupação é trabalhar o turismo no Brasil com toda sua diversidade. É preciso entender o visitante estrangeiro e buscar maneiras mais profissionais de atrair turistas, de acordo com o perfil de cada país”, explicou Freixo, que tem realizado ações de aproximação com a imprensa estrangeira, levando jornalistas para conhecerem eventos como a festa de Parintins, na Amazônia e o São João, em Caruaru. 

Turismo de Luxo foi o tema do painel que reuniu o jornalista e professor Bruno Dieguez, a empreendedora em turismo e criadora do aplicativo Kids2gether, Nathália Dias Gomes e a colunista e curadora de viagens, Fernanda Fehring. Para eles, turismo de luxo é ir a um lugar que te deixa com boas lembranças. Mas isso não quer dizer que só os hotéis de luxo podem oferecer essa experiência. Para Nathalia, é possível ir a um hotel 5 estrelas e não ter uma experiência de luxo, o que pode acontecer em uma pousada simples. “O luxo está em ter uma boa experiência, personalizada.”

Bruno destacou que a necessidade de reformulação da malha aérea para aumentar o número de visitantes estrangeiros. “O Rio de Janeiro quase não tem voos internacionais, é desanimador fazer um monte de voos internos para chegar a um lugar.” Natália acrescentou lembrando que recentemente esteve nos Lençóis Maranhenses e viajou durante 14 horas para chegar lá. “Realmente é desestimulante demorar tanto para viajar dentro de seu próprio país”, lamentou.