HRS aposta no mercado brasileiro para se tornar líder mundial em hospedagem corporativa
Para Tobias Ragge, CEO do HRS Group, apesar da crise, Brasil é peça chave para o crescimento da participação global da empresa
A crise econômica e política enfrentada pelo Brasil não altera em nada os planos da HRS (www.hrs.com) para o país, afirma Tobias Ragge, CEO do HRS Group e um dos mais influentes executivos da indústria de viagens no mundo (ranking BTN Group 2014). Em recente visita ao escritório de São Paulo, um dos 24 espalhados pelo mundo, o líder alemão enfatizou que os investimentos na América Latina seguirão fortes e que o Brasil continua sendo um mercado estratégico e com potencial de crescimento.
Na entrevista abaixo, Ragge comenta sobre as perspectivas para o futuro da HRS e os investimentos que estão sendo feitos no país para ampliar sua participação no mercado mundial.
O Brasil passa por uma forte crise em diversos setores da economia, mesmo assim o país é visto como um mercado estratégico pelo Grupo HRS. Existe potencial a ser explorado na área de viagens corporativas?
Nosso objetivo é nos tornarmos líderes globais em serviços de hospedagens corporativas. Portanto, temos que ser bem sucedidos também na América Latina. O Brasil é o maior país da América do Sul em volume de viagens corporativas e ocupou o sétimo lugar no ranking mundial nesta categoria no ano passado (segundo dados da GBTA – Global Business Travel Association). Este mercado está na fase inicial no que diz respeito às viagens corporativas, mas está se desenvolvendo cada vez mais. As empresas estão percebendo a necessidade de transparência nas transações e redução de custos por meio da automação. A HRS, como um provedor de soluções globais, é especializada nesta área, podendo ajudar as empresas a melhorar o gerenciamento dessas necessidades e auxiliar nesta transição, inclusive trabalhando em parceria com TMCs.
Como está o mercado Europeu de viagens corporativas e quais as principais diferenças entre a América Latina?
O mercado hoteleiro latino-americano é extremamente fragmentado. Há uma grande necessidade de um agregador de conteúdo como a HRS. O mercado europeu está em uma fase mais avançada. É um ambiente maduro, onde as empresas já estão consolidadas e uma grande parte das reservas é feita através de ferramentas online. A terceirização das negociações e compras de serviços hoteleiros é uma prática comum e muito bem aceita pelas empresas. As parcerias com especialistas em viagens corporativas compreendem um alto nível de conhecimento técnico, utilização das informações do “big data”, priorizando aqueles que possuam processos de viagens automatizados e que dão liberdade para que os viajantes solicitem suas reservas através do “self-booking” sem a preocupação da evasão da política de viagens da empresa. Estes são alguns itens que estão desempenhando um papel vital no mercado europeu.
Como você avalia a atuação da HRS no Brasil? Qual a expectativa para os próximos anos e que recursos serão utilizados para que a empresa se torne mais expressiva e competitiva no mercado nacional?
A presença da HRS no Brasil está começando a crescer. O objetivo é nos tornarmos o fornecedor número 1 de conteúdo e soluções de hospedagem para a comunidade empresarial no Brasil. Estamos alcançando um crescimento significativo por meio de parcerias diretas e indiretas. Temos a previsão de acrescentar mais de 25.000 hotéis ao nosso portfólio da América Latina até o fim do ano de 2015. Para isso temos equipes dedicadas exatamente a fazer somente isso. A aquisição de hotéis corporativos que atendam às necessidades dos viajantes nesta área é a nossa prioridade. Queremos ser reconhecidos como referência no mercado e formadores de opinião quanto à profissionalização da gestão de viagens corporativas, trazendo sempre informações e dados importantes para o mercado, como estudos técnicos e melhores práticas.
Grupo HRS
O Grupo HRS combina os quatro portais de reservas HRS, hotel.info, SURPRICE Hotels e Tiscover. Mais de 290.000 hotéis em 190 países já têm contrato com o Grupo HRS e são apresentados online em 32 idiomas. No geral, os portais registram cerca de 20 milhões de visitas todos os meses. Graças à grande quantidade de usuários globais e diversas oportunidades de marketing, os portais do Grupo HRS formam um eficiente canal de distribuição internacional para a indústria hoteleira, com administração centralizada em uma única extranet. Os hotéis afiliados tiram proveito de vários canais de distribuição globais, incluindo diversos canais de reservas, aplicativos para dispositivos móveis, conexão ao GDS do Amadeus e cerca de 8.000 portais parceiros, bem como a integração com numerosas ferramentas de reservas online, que ajudam a acessar um grande potencial de clientes de reservas globais.
Além de milhões de usuários individuais, mais de 40.000 clientes corporativos e dezenas de milhares de empresas pequenas e médias reservam seus quartos para viagens de negócios e congressos através dos portais do Grupo HRS. No âmbito internacional, o grupo desenvolve nichos de clientes adicionais para seus hotéis parceiros e novos mercados em crescimento, como o leste europeu, América do Sul e Ásia. O conteúdo dos hotéis é traduzido continuamente para 16 idiomas. Fotos e vídeos em HD apoiam a divulgação. Com mais de 1.500 funcionários no mundo, o grupo possui escritórios em Colônia, Nuremberg, Berlim, Innsbruck, Viena, Londres, Paris, Roma, Milão, Barcelona, Istambul, Varsóvia, Praga, Budapeste, Moscou, Hong Kong, Pequim, Xangai, Singapura, Tóquio, Mumbai, Nova Iorque e São Paulo.
CEO – Tobias Ragge
Desde março de 2008, Tobias Ragge é a segunda geração da família na administração da HRS. Ele começou na empresa como assistente executivo em 2004 e se tornou o diretor de marketing em 2005. Desde então, Ragge vem expandindo gradualmente a empresa com foco internacional, ao mesmo tempo em que fortalece sua posição no mercado e lança novos serviços para clientes corporativos. O executivo também usa soluções inovadoras para definir novos padrões no campo de reservas feitas através de smartphones e tablets.
Tobias Ragge estudou administração internacional de negócios na Escola Europeia de Negócios em Oestrich-Winkel, na Alemanha. Após concluir os estudos com sucesso, iniciou sua carreira profissional em 2002 na Lufthansa, companhia aérea líder na Europa. Nesta ocasião ele ficou envolvido na gestão de relacionamento com os clientes e na reestruturação do tráfego continental, bem como na área de administração de parcerias e alianças em Atlanta, EUA.
Ragge é um palestrante reconhecido em conferências globais e foi premiado com o título de gerente de vendas do ano em 2012 pelo Clube do Setor de Viagens da Alemanha. Em 2014, foi nomeado pelo Grupo BTN (fornecedor líder de notícias e informações para o setor de viagens de negócios) como um dos 25 executivos mais influentes no setor de viagens corporativas.
Mais informações em www.HRS.com.