Matérias

Hoje 06/05 temos uma outra referência. Dessa vez, ao filme “Episode III: Revenge of The Sith” (ou Revenge of the Sixth) 

E no dia 25/05, temos a data mais conhecida desse mês: o Dia da Toalha! Uma homenagem dos fãs ao autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. Em seu livro ele diz que a toalha é um item essencial para quem vai fazer uma viagem interestelar: serve como agasalho, proteção para a noite, vela para uma mini jangada, arma em uma batalha e bandeira em situações de emergência.

Com tudo isso, não podemos negar que ser Geek está na moda. Mas esqueça aquela imagem clássica do nerd. Ele se modernizou: de acordo com a pesquisa Geek Power de 2020, 68% deste mercado é formado por homens (mas a participação feminina vem crescendo a cada ano). Eles têm, em média, entre 25 e 35 anos; 72% são solteiros e 42% pertencem às classes A e B. O público Geek consome, e muito, além de ser fiel às suas marcas preferidas. Para se ter uma ideia, só em 2020 o mercado de licenciamentos movimentou no Brasil mais de R$ 20 bilhões.

Há vários ângulos sob os quais podemos olhar esse mercado e que podem render pautas bem interessantes. Seguem abaixo algumas sugestões de porta-vozes e ângulos.

  • Coxinha Nerd (Cultura Pop) – InstagramYoutube | Midia Kit – Cris e Panda são apresentadores e trabalham na cobertura de Cultura Pop há mais de dez anos. Eles já cobriram, inclusive, eventos internacionais e acompanharam o desenvolvimento desse mercado ao longo dos anos. 
  • Bianca Contursi  (Cosplayer e Creator de Cultura Pop) – InstagramYoutubeTiktok | Midia Kit– A Bianca é cosplayer profissional e uma das mais famosas cosplayers do Brasil com experiência, inclusive, em eventos Internacionais. Para quem não sabe os cosplayers – pessoas que se vestem e se portam como os personagens – são uma engrenagem super importante nesse mercado, ajudando a movimentar eventos e dando vida às histórias. 
  • Mike Sant’Anna (Cultura Pop e Games) – InstagramYoutubeTiktok | Midia Kit – O Mike também atua como criador de conteúdo há 10 anos e, assim como o Coxinha Nerd, pode falar muito bem sobre a evolução dos Geeks no Brasil nessa última década. 
  • Legião dos Heróis (Portal de Cultura Pop e Games) – Instagram, Youtube, Site, Tiktok | Midia Kit – A Legião dos Heróis é um dos 4 maiores portais do Brasil, tendo em média 11 milhões de pageviews por mês no site. Hoje, eles atuam além do conteúdo. São também uma empresa de Data Science (ou seja, fazem pesquisas nesse setor Geek) e desenvolvem projetos de tecnologia especiais para marcas e empresas.
  • Nerdice Creative Studio (Cultura Pop e Games) – InstagramYoutube | Midia Kit – O Nerdice é um estúdio criativo voltado para o público geek. No mercado também há mais de 10 anos, eles estouraram com a produção de fã filmes e séries originais; e hoje se preparam para lançar um jogo que acompanha a vida de um cosplayer em uma Comic Con.
  • Uma Geek Me Disse (Cultura Pop e Animes) – Instagram | Midia Kit – A Gio é apresentadora e especialista em Animes – um segmento que anda muito em alta por conta das adaptações e Live Actions que estão ganhando os Streamings e Cinema.
  • Broadway Comics (Musicais e Quadrinhos) – Youtube | Midia Kit – A Broadway é um grupo criativo especializado em adaptar musicais para o universo dos quadrinhos. Assim como Nerdice, fazem sucesso pelos vídeos originais.
  • Mestre Pedro K (RPG) – Twitch – O Mestre PedroK é uma referência em RPG no Brasil. Além de sua própria série – o projeto Skyfall – ele também cria histórias para nomes famosos nesse mercado como a Saga Paranormal do Cellbit. RPG é um nicho que vem crescendo muito, principalmente, com as transmissões na Twitch e no Youtube sendo cada vez mais elaboradas e interativas com os participantes e público.
  • Ishiro (Games e Streaming) – InstagramLive – O Ishi é Streamer há oito anos e já atingiu a marca de quase 1.500 horas no ar sem interrupções!

E, por fim, temos nós, da B21Geek. Nós somos uma agência de comunicação especializada em Branding para Criadores de Conteúdo e Cosplayers. Atuamos nesse mercado desde 2019 e de lá para cá já realizamos muitas ações, viagens e eventos com foco neste público. Em 2021, fechamos o ano com um faturamento de R$ 370k.  Juntos, nosso time tem uma audiência de 15 milhões de pessoas em diferentes plataformas e redes sociais.