Matérias

Grande Pacto pela Inovação em Rio Grande é lançado em Rio Grande

 https://u.pcloud.link/publink/show?code=kZJJk1VZoaACf2BqA2u6kWovrkGghjHFIAu7 (Prefeitura Municipal do Rio Grande)
 
O Grande Pacto pela Inovação iniciou uma nova fase nesta terça-feira (20). O projeto em Rio Grande, sul do Estado, foi oficialmente lançado em uma cerimônia no Cidec-Sul (FURG) com a presença de autoridades e a assinatura oficial de 80 entidades e empresas comprometidas com a iniciativa que visa desenvolver o ambiente inovador na cidade. O lançamento contou com a presença do Especialista espanhol Josep Piqué, consultor do Grande Pacto, e de representantes da quádrupla hélice (universidade, governo, iniciativa privada e sociedade civil).
 
O evento foi aberto para toda a comunidade e transmitido online. Um dos propósitos é justamente a união de esforços para desenvolver a cidade. O Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin, salientou que a iniciativa é um exemplo para todos os municípios gaúchos. “É um passo muito importante, mas apenas o primeiro de muitos que ainda acontecerão a partir desse momento, gerando desenvolvimento e transformação para Rio Grande”, destacou Balestrin.
 
O Prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, destacou que é um dia histórico e que a partir de agora a meta é acelerar o processo com a união de todos. “A inovação é a atitude de ter coragem e querer fazer diferente. O outro caminho para encontrar as soluções para a cidade que não seja em conjunto, por isso agradeço cada parceiro que está apoiando e se comprometendo com esse projeto. Graças à iniciativa do Sebrae, trazendo o conceito de Cidade Inovadora e aprendendo com outros exemplos, podemos acelerar essa mudança”, salientou, destacando a modernização da legislação municipal de incentivo à inovação e ao empreendedorismo. Recentemente, a cidade aprovou a atualização na sua Lei de Inovação e a criação do Fundo de Inovação, que deverá levantar cerca de R$ 10 milhões nos próximos anos para investimentos na área.
 
O Consultor Josep Piqué destacou que Rio Grande possui todas as condições para desenvolver o seu ecossistema inovador, sendo necessário conectar as startups e o conhecimento às novas oportunidades de negócios. “Rio Grande possui tecnologias e ideias sendo desenvolvidas que podem ser vendidas para o mundo todo, especialmente graças à Economia do Mar. É necessário potencializar todo o conhecimento produzido na cidade, ter um governo comprometido, como temos aqui, reter talentos e criar possibilidades para tudo o que é feito aqui”, explicou, citando que a meta da cidade através do Grande Pacto deverá ser tornar-se uma referência mundial na Economia do Mar.
 
O lançamento foi acompanhado ainda pelo Reitor da Universidade Federal do Rio Grande e representante da hélice academia, Danilo Giroldo, o Coordenador da Aliança Rio Grande e representante da hélice empresas, Paulo Bertinetti, o Gerente Regional Sul do Sebrae-RS  e representante da sociedade civil, Ciro Vives, o Superintendente de Inovação da PUC-RS, Jorge Audy, o Consultor do Grande Pacto, Josep Piqué, o Coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o Diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, e o Diretor de Tecnologia e Inovação do Banrisul, Jorge Krug.
 
O público que acompanhou o lançamento conferiu a palestra “Pacto de Inovação: experiências em desenvolvimento”, com Jorge Audy e Josep Piqué. A manhã ainda contou com a entrega dos certificados para os alunos das equipes que venceram o hackathon do CriaRG, que aconteceu em novembro.
 
Ao final do evento, 80 entidades e empresas formaram a mesa para a assinatura e a leitura do Manifesto do Grande Pacto. A coordenação será representada por Arthur Gibbon (hélice Academia), Rafael Sá (hélice Empresas e sociedade civil) e Guilherme Estima (hélice Governo). O Grande Pacto pela Inovação em Rio Grande é um projeto executado pela Cidade Inovadora, por meio da parceria com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae.
 
Workshop
A programação de lançamento do Grande Pacto incluiu um workshop realizado na segunda-feira (19) com agentes que representam as quatro pontas da hélice. O grupo participou da dinâmica que foi ministrada por Josep Piqué sobre como construir uma cidade inovadora de forma colaborativa. “O nosso propósito aqui é pensar no interesse coletivo, não o individual, é assim que construiremos o Rio Grande do futuro”, destacou Piqué ao grupo. Durante o workshop, os participantes precisaram pensar em conjunto sobre os desafios e as estratégias para Rio Grande desenvolver o seu ecossistema inovador e gerar desenvolvimento social, econômico e urbano.