Fonte para – Economia com horário de verão pode chegar a R$ 400 milhões em cinco meses
Olá, tudo bem? Sou Deise Ramos, da XCOM, agência de comunicação da Faculdade Santa Marcelina.
Os fãs do horário de verão 2024 têm motivos para celebrar. Com um possível retorno, a prática de adiantar os relógios em uma hora pode ser reestabelecida, buscando reduzir o consumo de energia elétrica e otimizar a utilização da luz solar. Após uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), há chances que a prática seja retomada este ano.
Nos estudos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi reconhecida a importância da implementação do horário de verão nos estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. As análises apontam que a medida pode reduzir a demanda máxima noturna em até 2,9%, e em uma economia próxima a R$ 400 milhões para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), apenas entre os meses de outubro e fevereiro. Além disso, setores como o comércio e o turismo tendem a se beneficiar, com aumento no movimento e nas vendas, já que as pessoas aproveitam mais as horas de luz para atividades de lazer e compras.
Se houver o interesse em discorrer acerca do tema, mencionamos que a economista Enivalda Alves da Silva Pina, coordenadora do curso de Administração EaD da Faculdade Santa Marcelina, é fonte para explicar como a possível volta do horário de verão pode impactar a economia brasileira.
Por gentileza, enviar a pauta, deadline e prévia de perguntas.
E-mail: deise.ramos@xcom.net.br
Desde já agradeço e fico à disposição.
Sobre a Faculdade Santa Marcelina
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Além disso, há também a opção de cursos na modalidade de ensino a distância, que incluem Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.
XCOM Agência de Comunicação Faculdade Santa Marcelina
Deise Ramos – deise.ramos@xcom.net.br Isabella Araújo – isabella.araujo@xcom.net.br Fábio Chaves – fabio.chaves@xcom.net.br |