S
ão Paulo, 5 de dezembro de 2018 – Conhecer quais são os principais canais de venda das redes hoteleiras confirma os novos hábitos dos consumidores brasileiros e aponta os caminhos para as estratégias das empresas do segmento turístico para os próximos anos.
Em sua recente pesquisa sobre canais de distribuição, o FOHB-Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – contou com uma amostra de 567 empreendimentos e 102.764 unidades habitacionais (UHs) de 18 de suas redes associadas. Tais números correspondem a 83% da oferta de empreendimentos da entidade e trazem resultados referentes aos anos de 2015 a 2017 e, também a série histórica.
Dados apontam crescimento no número de diárias entre 2016 e 2017, saltando de 15.780.411 para 16.194.892.
Outro dado importante para análise é a queda de 22 pontos percentuais no número de vendas diretas, realizadas pelos (sites dos próprios hotéis, diretamente nos empreendimentos e centrais de reservas) entre 2012 e 2017. Ganham relevância os intermediários com distribuição eletrônica, como as OTAs (agências online) e os GDS (Global distribution System), com crescimento de 13 pontos percentuais no mesmo período.
A Booking.com lidera as vendas online com 60% do mercado, seguida pela Expedia com 25% e Decolar.com com 6%. O número de hóspedes cuja em razão de grupos e eventos se manteve estável no último ano e crescendo 9% desde 2012.
Para Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, “o estudo traz um olhar detalhado para o futuro da distribuição hoteleira no Brasil. A cada ano se consolida a importância das OTAs e demais distribuidores eletrônicos. Estudar a evolução dos canais deve impor ao hoteleiro uma gestão melhor de custos e o impacto de cada canal em sua receita”.
O estudo completo poderá ser encontrado aqui ou no site do FOHB-Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil a partir de 8 de dezembro.
Sobre o FOHB:
O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 26 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais.
São 678 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 120 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 159 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 153 mil empregos diretos e indiretos. Em 2021, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 896, que totalizarão mais de 154 mil UHs.”