Matérias

Exposição comemora 28 anos do Museu Municipal e Arquivo Histórico

O Museu Municipal e Arquivo Histórico promovem a exposição “28 Anos de História”. A abertura será no dia 30 de julho, quarta-feira, às 18h, nas dependências do próprio Museu.

De acordo com o diretor do Museu, Jones de Paoli, está é uma oportunidade de prestigiar e conferir os eventos e exposições realizados nos 28 anos de existência do Museu Municipal. “São exposições sobre fatos históricos da nossa cidade, fotografias antigas e atuais, como mostras de fotografias antigas de crianças e casamentos. Além, disso estão dispostos objetos antigos de comunicação e da antiga casa do imigrante italiano, diversas mostras de artes plásticas de artistas locais e de outras cidades”, explica. Também terão papel de destaque as exposições itinerantes, que divulgaram escolas, vinícolas e outros estabelecimentos, além de outras atividades desenvolvidas com o Concurso de Objetos Históricos, realizado no ano de 1987.

A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, afirma que a exposição também é uma forma de homenagear os 28 anos de atuação do diretor, Jones De Paoli, que está se aposentando. “Queremos contar com a presença de todos os que acreditam na importância deste Museu, para Garibaldi, e que querem homenagear a dedicação do Jones.”
A exposição, que segue até o dia 28 de setembro, é uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

O Museu
O Museu Municipal de Garibaldi foi criado pela Lei Municipal Nº 1.748, de 28 de dezembro de 1984, e inaugurado no dia 31 de outubro de 1985. O prédio foi construído em duas fases: o primeiro piso foi feito no ano de 1884 e o superior em 1892. Nesta época, o prédio pertencia ao Governo Italiano e também existia o Consulado Italiano. No local, em 1918, funcionou o hospital e o médico responsável era Júlio Motti. Em 1944, devido à 2ª Guerra, os descendentes italianos sofreram perseguições pelo Governo e o prédio foi invadido e todos os móveis, livros e documentos foram queimados. Em 1963, o Governo Italiano fez a doação do prédio para Garibaldi, mas com a condição de que funcionasse um departamento cultural. Atualmente, o acervo conta com o total de 2.729 peças catalogadas e registradas entre objetos, moedas, discos, documentos e estampas. De 1885 a 2014, o Museu recebeu o total de 68.920 pessoas, de todos os lugares do mundo.