Expedia Group reforça Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO, que ganha força com novos signatários.
Entre os novos nomes, estão Melia Hotels International, THB Hotels, Universal Hotels, Helios Hotels, as marcas Mantra da Accor Hotels, o EU Ecolabel e Green Tourism Accreditation
São Paulo, 8 de março de 2022 – A UNESCO e o Expedia Group anunciaram que importantes redes e organizações hoteleiras se comprometeram a participar do Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO, o Compromisso da UNESCO. O Compromisso da UNESCO visa promover viagens sustentáveis, resiliência da comunidade e conservação do patrimônio de forma global.
A Melia Hotels International firmou a iniciativa adicionando inicialmente um portfólio de 136 hotéis de 13 países das marcas Paradisus, Gran Meliá, ME by Meliá, Innside, Meliá Hotels & Resorts, Sol by Meliá, majoritariamente. A rede THB Hotels, com hotéis de 3 e 4 estrelas nos destinos mais cobiçados da Espanha, como Maiorca, Ibiza, Costa del Sol e Lanzarote, também assinou, assim como as marcas Universal Hotels e Helios Hotels, de Maiorca, e as marcas Accor Hotels Mantra (Art Series, Peppers, Mantra e BreakFree), que agregou ao total de signatários mais de 130 propriedades na Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e no Havaí.
Também temos o prazer de anunciar que a UNESCO e o Expedia Group vão apoiar o EU Ecolabel ao oferecer às acomodações turísticas certificadas o status de signatária do Compromisso da UNESCO. O EU Ecolabel é reconhecido não só na Europa, mas no mundo todo, e é o rótulo oficial da União Europeia de excelência ambiental. Muitas empresas veem os requisitos do EU Ecolabel como uma referência confiável, além de um guia de boas práticas ecológicas. Adicionalmente ao EU Ecolabel, o programa de credenciamento Green Tourism, de Edimburgo, com mais de 800 associados do setor de hospedagem que seguem um modelo verde para ajudar a promover o turismo sustentável em todo o mundo, também está aderindo ao Compromisso da UNESCO.
O Expedia Group, que acredita que viajar é uma força para o bem, afirma que consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto que uma viagem pode causar no meio ambiente, na economia e nas pessoas que vivem nos destinos de viagem. Quem consome também se dispõe a pagar para apoiar iniciativas dos fornecedores de acomodação e de viagem que buscam reduzir os impactos ambientais negativos e criar efeitos positivos. A pesquisa do grupo mostra que quase dois a cada três (59%)[1] viajantes se dispõem a pagar mais para garantir uma viagem mais sustentável.
O Compromisso da Unesco tem como objetivo reduzir os plásticos descartáveis e o desperdício, melhorar a conservação de energia e água e promover o envolvimento sustentável da comunidade para, assim, ajudar a trazer à tona uma nova ideia de turismo que protege o meio ambiente, as culturas locais e as comunidades que dependem dele para prosperar.
Desde a criação, em 2019, o Compromisso da Unesco vem se expandindo com novas adesões de grupos importantes, como Accor, Iberostar e Banyan Tree Group, que assinaram o Compromisso e se comprometeram com ações concretas, transparentes e viáveis.
A credibilidade da UNESCO e do Expedia Group fornece aos viajantes informações de empresas de viagens que estão comprometidas com a sustentabilidade, preservando a cultura e o patrimônio, assim como diminuindo os impactos ambientais negativos que as viagens podem ter nos destinos. Os parceiros se comprometem com ações concretas, transparentes e viáveis, compartilham iniciativas já existentes e elaborarem planos para apoiar a melhoria constante das suas comunidades locais.
Aditi Mohapatra, VP, Global Social Impact & Sustainability, Expedia Group, disse:: “Os viajantes não só estão mais conscientes das credenciais de sustentabilidade dos fornecedores de viagens, mas também têm se engajado cada vez mais e buscado opções de viagens sustentáveis, se dispondo, muitas vezes, a pagar mais. Os fornecedores de viagens não só têm a responsabilidade de contribuir para impulsionar a criação de um setor de turismo sustentável, mas têm pela frente um imperativo econômico crescente para fazer isso, já que podem perder clientes. O ganho de força por parte do Compromisso da UNESCO, que já conta com mais de 6.000 hotéis inscritos, demonstra que cada vez mais empresas de viagens estão dispostas a assumir compromissos sólidos e transparentes com a sustentabilidade, uma vez que o perigo das mudanças climáticas se torna cada vez mais real.”
Ernesto Ottone R., diretor-adjunto de Cultura da UNESCO, disse: “O Compromisso da UNESCO proporciona um modelo de ação empenhado em melhorar as condições de vida e a traçar um caminho para um futuro no qual as viagens vão ser mais sustentáveis. O compromisso desses novos signatários para lidar com o impacto das próprias operações no meio ambiente e nas comunidades onde operam é admirável. Pedimos a todos os outros que assinem o Compromisso e se empenhem em promover o avanço dessas prioridades essenciais do turismo sustentável, que vão da redução do plástico descartável à economia de água e energia, além do fortalecimento do engajamento das comunidades locais, dos benefícios que elas colhem com a atividade turística e de sua resiliência”.
O Compromisso da UNESCO está disponível no Expedia Group e no site global da UNESCO.
Sobre a UNESCO
A missão da UNESCO é contribuir para a construção de uma cultura de paz, para a erradicação da pobreza, para o desenvolvimento sustentável e para o diálogo intercultural por meio da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. A UNESCO trabalha para criar as condições para o diálogo entre civilizações, culturas e povos, com base no respeito aos valores compartilhados. É por meio desse diálogo que o mundo pode alcançar visões globais de desenvolvimento sustentável, que incluem o cumprimento dos direitos humanos, o respeito mútuo e a mitigação da pobreza, temas centrais da missão e das atividades da UNESCO.
Contato para a imprensa: Clare O’Hagan, UNESCO Press Service, c.o-hagan@unesco.org, +33(0)145681729
Sobre o Expedia Group
As empresas do Expedia Group Inc. oferecem viagens a todas as pessoas em qualquer lugar do mundo por meio da sua plataforma global. Acreditamos que viajar é uma força para o bem e ajudamos as pessoas a conhecer o mundo de novas maneiras e a criar vínculos duradouros. Oferecemos soluções tecnológicas líderes no setor que contribuem para o crescimento e o sucesso dos nossos parceiros, além de proporcionar momentos inesquecíveis a viajantes. As marcas que fazem parte do Expedia Group são Expedia®, Hoteis.com®, Expedia® Partner Solutions, Vrbo®, Egencia®, trivago®, Orbitz®, Travelocity®, Hotwire®, Wotif®, ebookers®, CheapTickets®, Expedia Group™ Media Solutions, Expedia Local Expert®, CarRentals.com™ e Expedia Cruises™.
© 2022 Expedia, Inc., uma empresa do Expedia Group. Todos os direitos reservados. As marcas registradas e os logotipos são de propriedade de seus respectivos proprietários. CST: 2029030-50
[1] Em novembro de 2021, o Expedia Group realizou uma pesquisa em parceria com a Wakefield Research que entrevistou 5.500 adultos com mais de 18 anos na Austrália, no Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido e nos EUA.
Imagens relacionadas
Divulgação baixar em alta resolução |
Para ilustrar Alexey Marchenko baixar em alta resolução |
para ilustrar Luca Bravo baixar em alta resolução |
para ilustrar Nathan Dumlao baixar em alta resolução |