ESTADOS UNIDOS TRAZEM BANDA FEMINIA DE BLUEGRASS PARA UMA SÉRIE DE SHOWS NO BRASIL
O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo trouxe a primeira banda feminina de bluegrass dos Estados Unidos, “Della Mae”, para uma série de apresentações gratuitas durante a Copa do Mundo. A ideia foi promover a música americana durante um dos maiores eventos esportivos do mundo. Os shows e workshops aconteceram em Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. O Bluegrass é um gênero musical americano, com raízes mistas de irlandeses, gauleses e escoceses, que mais tarde foi influenciado pela música dos afro-americanos, o jazz e o blues. Os instrumentos utilizados são principalmente guitarra acústica, violão, baixo acústico, violino, dobro, banjo e bandolim.
A banda nasceu em 2009 em Boston e em 2012 foram escolhidas pelo Departamento de Estado como “embaixadoras da música americana”. Em 2014 foram indicadas ao Grammy. Já fizeram uma série de shows e workshops no Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
Durante a passagem da banda por Taubaté, participaram de um programa cultural com alunos do CCBEU – Centro Cultural Brasil-EUA, e em seguida fizeram uma apresentação única e gratuita no SESC Taubaté, trazendo para acidade um pouco do clima dos inúmeros festivais do gênero que acontecem por todo os Estados Unidos.
PERFIL
SHELBY MEANS (BAIXO)
Nasceu no Kentucky, o Estado do bluegrass, e cresceu nas pradarias (planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância), tomadas pelo vento de Wyoming Shelby começou a cantar e tocar contrabaixo com seu irmão Jacob do bandolim e seu pai Warrie no banjo. Das planícies da cadeia montanhosa aos palcos interacionais da Europa, da China e de Israel, Shelby já se apresentou com vários artistas de bluegrass e folk. O baixo de Shelby recebeu o nome de BUDA. Morando atualmente em Nashville, Tennessee. Shelby integrou mais recentemente o grupo de Folk Rock The David Mayfield Parade. Apresentou-se em festivais como Bonaroo, Orlando Calling e Rockygrass, além de abrir shows para Willie Nelson, Avett Brother, Del Me Coury Band e Dawes.
JENNI LYN GARDNER (BANDOLIM)
Herdou o amor pela música bluegrass do pai que tocava banjo e violão. Dedilhou pela primeira vez com Bill Monroe aos nove anos de idade, nos bastidores de um festival de bluegrass na Carolina do Norte. Seguiu os passos de seus heróis musicais, e já se apresentou nos palcos do Auditório Ryman, do Grand Ole Opry e do World Famous Station Inn. Jenni Lyn gravou no projeto vencedor do Prêmio IBMA “Proud to Be A Daughter of Bluegrass”, e sua foto tocando com Bill Monroe, encontra-se atualmente em exibição no Museu Internacional da Música Bluegrass.
CELIA WOODSMITH (VOCAL E VIOLÃO)
É uma profunda conhecedora do blues, da música típica americana e do Folk. Tem voz e presença poderosa no palco. Tendo abertos shows de artistas como Taj Mahal e Leon Russel e da Big Brother and The Holding Company de Janis Joplin. Ela é capaz de transcender fronteiras sem deixar de reverenciar as tradições do bluegrass.
COURTNEY HARTMAN (VIOLÃO / VOCAL E BANJO)
Está na vanguarda de uma nova geração de músicos acústicos. Natural do Colorado cresceu tocando bluegrass com seus irmãos. Courtney já se apresentou em países como Escócia, Eslováquia, Itália, França e por todos os Estados Unidos. Enceu diversos campeonatos de dedilhado de guitarra com palheta (flatpick), e mora atualmente em Boston, além de estudar como bolsista na Faculdade de Música de Berklee, onde foi a primeira beneficiária da Bolsa de Estudos de Música Americana de Raíz.
KIMBER LUDIKER (VIOLINO)
Sobressaiu-se no estilo texano de tocar violino, tendo começado a tocar aos três anos de idade. Quarta geração de violonistas da família. Kimber conquistou o Campeonato Nacional de Violino em 2009 e 2010. Já viajou por França, Irlanda, Inglaterra, Escócia e outros países tocando bluegrass. Kimber é considerada um dos pilares da cena violinista da próxima geração.
Fotos: André