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Educar para Educar desperta a atenção para inquietações, entraves e novas conexões sobre a Educação brasileira

Se os desafios em relação à Educação já eram inúmeros em nossa história, os entraves foram amplificados com o cenário da pandemia de Covid-19. O livro “Educar para Educar – Inquietações, Entraves e Novas Conexões”, de autoria de Priscilla Maria Bonini Ribeiro e Pedro Richalski Neto, que será lançado no dia 1o de setembro, traz o diálogo entre os dois educadores e especialistas convidados mostrando ao leitor as inquietações, entraves e novas conexões com enfoque no Sistema Educacional e na Educação através da Constituição Federal.
Com prefácio do Dr. Ives Gandra da Silva Martins e apresentação do Prof. Dr. Mozart Neves Ramos, o livro foi produzido durante dois anos de reflexões e análises da conjuntura educacional elaborados pelos autores. Aborda questionamentos pelas entrelinhas jurídicas, diálogos constitucionais, educação, cultura e alteridade, além de propor novos horizontes educacionais. A obra também convida os
leitores a refletirem e contribuírem para a solução dos desafios por uma Educação de qualidade em um momento pós-pandêmico.
A ideia do livro surgiu pouco antes da pandemia quando a educadora, professora doutora Priscilla Bonini Ribeiro, pesquisadora e ex-conselheira de Educação do estado de São Paulo, buscava racionalizar algumas questões que a inquietavam em relação à educação brasileira. “Este livro tem o objetivo de caminhar nas alamedas da educação brasileira, buscando um entendimento e construído em vários prismas, em que a reflexão do exercício do pensar e o resgate da importância da educação para o desenvolvimento da humanidade se fazem presentes. São esses prismas e olhares que podem aguçar o leitor a acreditar na educação como a “ferramenta” mais poderosa de um país e compreender seus dilemas e necessidades.”
Priscilla Bonini Ribeiro reforça em suas observações o poder de transformação que a educação representa. “Possui papel essencial no processo de humanização. E tenho refletido muito sobre a prática do pensar e, em muitas observações cotidianas, percebo que as pessoas estão perdendo essa capacidade, que o estresse emocional parece estar esvaindo as forças necessárias do indivíduo nesta habilidade essencial que nos difere de outros seres vivos.”
Em formato dialogal, o livro foi construído a partir de reflexões de Priscilla com o educador e filósofo Pedro Richalski, que relata o significado desse livro. “A obra é o resultado de vivências, experiências, sonhos, estudos, esperanças, nos milhares de contatos com estudantes, educadores, pais e pessoas envolvidas no mundo da educação. É fruto do diálogo de educadores que anseiam por profundas mudanças, por novos paradigmas na educação.”

Richalski ressalta que o livro “convida a sair do silêncio, da normose, do marasmo, para sermos mais protagonistas, e despertar a criatividade, reacender a esperança, ressignificar todas as dimensões da educação, reencantar educadores e educadoras, fortalecer ações significativas.” Para ele, a expectativa é que tais reflexões “possam contribuir para a formação de novos educadores; de uma pedagogia mais humana; educar para a sabedoria e com sabedoria; implementar uma cultura de paz, de respeito e cuidado; desenvolver programas e projetos de bem-estar na educação; abrir-se a novas conexões; reaprender a viver e conviver”, enfatiza Richalski.
O livro será lançado no dia 1o de setembro, às 18h, no Hotel Doral Guarujá (Av. Miguel Estefno, 2985, Praia da Enseada, em Guarujá), e estará disponível para ser adquirido também no site da Editora Comunnicar (https://www.comunnicar.com.br/) ou na loja virtual da Amazon.
PRISCILLA BONINI RIBEIRO – Nascida em uma família de educadores, Priscilla sempre respirou ares acadêmicos. Doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação, formada em Administração e Pedagogia, é diretora da Unaerp Guarujá, pesquisadora da Fundação Fernando Lee, palestrante e escritora. Em mais um livro sobre Educação, Priscilla traz observações e vivências de sua trajetória em cargos municipais, estaduais e da iniciativa privada. Foi secretária municipal de Educação, eleita presidente estadual e representante do Sudeste da Undime – União dos Dirigentes Municipais de São Paulo, e como conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo atuou na elaboração do Plano Estadual de Educação. Acredita no poder transformador da Educação.
PEDRO RICHALSKI – Nascido em Curitiba (PR), 1962, é formado em Filosofia, Teologia, Pós-Graduação em Educação Sexual. Desde 1982 tem se dedicado com questões da educação, cultura, bem-estar e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor, poeta e terapeuta holístico e complementar. Foi professor na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – campus Guarujá. Foi secretário municipal de Cultura e assessor de educação na Secretaria Municipal de Educação no município de Guarujá/SP. Coautor dos livros Caleidoscópio 2003 e 2004 – Antologia coletiva, Editora Olho D’Água.