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Economia continua avançando, mas ainda enfrenta desafios.

efeitos retardados da política monetária devem afetar a sustentabilidade do ritmo da atividade econômica brasileira, segundo a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A expectativa é que a economia desacelere, especialmente a partir do terceiro trimestre de 2022, quando a disponibilização de recursos extraordinários para o consumo tende a ser menor. A CNC projeta avanço de 1,4% no PIB deste ano, destacando-se os setores de comércio (+2,3%) e serviços (+3,2%). Pelo lado da demanda, o consumo das famílias tende a avançar 2,5%.O avanço do comércio terá a ajuda do Dia dos Namorados, ainda que com uma arrecadação mais tímida do que em 2021. De acordo com estimativa da CNC, o volume de vendas do comércio brasileiro no período deverá totalizar R$ 2,49 bilhões. Confirmada essa expectativa o resultado das vendas registrará um recuo de 2,6% em relação à mesma data no ano passado.Em abril, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) apontou um avanço de 0,9% no volume de vendas no varejo, enquanto, na comparação anual, o indicador apresentou alta de 4,5%, superando o nível pré-pandemia, com avanço médio de 4,0% em relação a fevereiro de 2020. Diante desse cenário, a CNC aumentou para +1,7% sua previsão de variação do volume de vendas no varejo em 2022.As atividades turísticas, finalmente, estão próximas de igualar o faturamento pré-pandemia. Segundo a CNC, o volume de receitas do segmento, que apresentou queda de 3% em abril, deve restabelecer o nível registrado em fevereiro de 2020, no terceiro trimestre deste ano, encerrando 2022 com alta de 2,8% em relação a 2021. No geral, o setor de serviços cresceu 0,2% em abril ante março, registrando aumento de 9,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Atualmente, o setor de serviços apresenta um nível de atividade 7% acima daquele verificado às vésperas da crise sanitária, seguido pelo de comércio varejista (+4%), enquanto a indústria está 1% abaixo do patamar registrado em fevereiro de 2020. Com esses resultados, a entidade manteve a previsão para 2022 de aumento de 1,6% no volume de receitas dos serviços.
O setor de turismo já conseguiu recriar, a partir de maio de 2021, 290 mil vagas. A expectativa da CNC é que o setor gere até o fim deste ano 193,6 mil vagas, encerrando 2022 com a abertura líquida de 258,1 mil postos de trabalho formal. Esse avanço também é reflexo da abertura de novas empresas do segmento. Foram 79,8 mil novos estabelecimentos empregadores a partir do último trimestre de 2020, um avanço de 12,3% na quantidade de unidades ativas. Atualmente, o turismo conta com 606.564 unidades empresariais ativas.O crescimento do volume de vendas tem gerado perspectivas positivas no varejo, segundo os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de junho. Neste mês, o indicador apurado CNC cresceu 5,1% e, no ano, 24,4%, alcançando 122,4 pontos, a maior pontuação desde março de 2020 (128,4).A maior confiança também pode ser percebida dentre os consumidores, com a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) superando, em junho, os resultados apresentados no mesmo mês de 2020 e 2021, durante o auge da pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa apurada pela CNC, o indicador acumulou um avanço de 10,1% no primeiro semestre do ano. Apesar da melhora geral do indicador, os homens revelaram maior intenção de consumo do que as mulheres, com uma diferença de 6,4 pontos.O crédito vem sendo muito utilizado para subsidiar esse avanço no comércio. No entanto, o encarecimento das dívidas devido ao aumento dos juros levou