Matérias

De Norte a Sudeste: Veja os destinos para arrastar o pé nas Festas de São João

*Por Patricia Mandarino Nano, diretora comercial do ViajaNet 

As populares festividades que contam com culinária típica, danças e diversão estão espalhadas pelo Brasil em junho e julho. Apesar de bastante tradicionais no Nordeste do país, há opções no Norte, Sudeste e até no Centro-Oeste. Vale a pena tirar alguns dias de folga para aproveitar as festas e até fazer passeios em pontos turísticos. Conheça os 5 destinos mais buscados para quem quer curtir os festejos juninos e julinos!

1 – Campina Grande (Paraíba)

Campina Grande é uma cidade inspiradora, conhecida pela grandiosa festa de São João, a maior do mundo. As comemorações vão de junho até julho e contam com grandes atrações artísticas, destaque para a quadrilha com danças típicas e pratos regionais. Longe das festas, você pode visitar pontos turísticos como o Museu do Algodão, o Museu Histórico de Campina Grande e a Feira Central de Campina Grande.

2 – Caruaru (Pernambuco)

Outro destino perfeito para participar das festas juninas e julinas é a cidade de Caruaru. O local é reconhecido pela sua festividade de São João e o ponto central, que reúne as melhores festas, é o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, além dos shows e comidas típicas, há concurso de quadrilha e feira de artesanato. Além disso, é possível visitar o Espaço Cultural Tancredo Neves e os Museus do Forró, do Barro e da Antiga Fábrica de Caroá.

3 – Belém (Pará)

Nem só de Calypso vive o Pará. Nos meses de junho e julho o estado é invadido pelo forró. O destaque é a capital Belém, que concentra as maiores festividades. Além da tradicional quadrilha junina há apresentações de grupos folclóricos, como de Carimbó, dança típica local. Para turistar o Mercado Ver-o-Peso, o Teatro da Paz e o Forte do Presépio, são ótimas opções de passeio.

4 – Corumbá – (Mato Grosso do Sul)

Na cidade de Corumbá os festejos de São João são bastantes tradicionais. As comemorações começam com o Banho de São João, uma festividade religiosa que reúne pessoas que levam a imagem do santo para ser lavada no Rio Paraguai. Logo depois, o público assiste às apresentações de quadrilhas, shows e pode desfrutar dos pratos com o melhor da culinária local. Em Corumbá está o coração do Pantanal e há belos lugares para conhecer como a Estrada Parque do Pantanal, o Mirante da Capivara,a Gruta do Inferno e o Buraco Soturno.

5 – São Paulo (São Paulo)

A capital paulista vem conquistando os amantes das festas juninas. O destaque vai para o Centro de Tradições Nordestinas (CTN). Nos finais de semana de junho, acontece uma programação especial com forró, shows e barracas com comidas típicas juninas e nordestinas. Para quem é de fora de São Paulo, ainda é possível aproveitar os dias de folga para conhecer o, como Parque do Ibirapuera ou o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

*Patricia Mandarino Nano, diretora comercial do ViajaNet, agência de viagens digital brasileira – viajanet@nbpress.com.br.

Sobre o ViajaNet

ViajaNet é uma agência de viagens digital brasileira, criada em 2009. Atua no segmento de turismo, ou seja, vende passagens áreas, pacotes de viagens nacionais e internacionais, hotéis, casas de temporada, ingressos, seguro-viagem e aluguel de carros. Tornou-se referência no mercado de viagens on-line e já embarcou mais de 5 milhões de passageiros. Em 2022, foi adquirida pelo Grupo Decolar, empresa líder de viagens na América Latina. Para mais informações, acesse: www.viajanet.com.br, ou siga o Instagram.