Cozinha peruana presente no 3º Festival de Gastronomia da Montanha
- Estratégias do Peru para promover o turismo por meio de sua gastronomia serão apresentadas na mesa-redonda “Turismo Gastronômico”, nesta quarta-feira (15/04), no Centro Universitário Senac, em Campos do Jordão (SP)
- Os destaques serão os roteiros gastronômicos praticados por este destino turístico que conta com rica e variada combinação culinária, graças à diversidade geográfica e cultural que possui
São Paulo, 13 de abril de 2015 – Consolidado mundialmente como referência gastronômica, o Peru coleciona vários prêmios. Desde 2012 o país é reconhecido como Melhor Destino Culinário do Mundo e Melhor Destino Gastronômico da América do Sul, em concursos realizados pelo World Travel Awards, principal premiação do setor de turismo. Além disso, o país tem, pelo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento por ser o melhor espaço do mundo onde a gastronomia é desenvolvida. Além de outras premiações concedidas ao país, restaurantes e chefes de cozinha peruanos também reforçam essa referência. Para se ter ideia, dois restaurantes peruanos encabeçam a lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, ranking organizado pela britânica William Reed Business Media. Os restaurantes Central e Astrid y Gastón, de Lima, ocupam, respectivamente, os 1º e 2º lugares da lista. Também estão entre os melhores os peruanos Maido, Malabar, La Mar, Fiesta, Rafael e La Picanteria.
As estratégias do Peru para promover o turismo por meio de sua gastronomia serão apresentadas na mesa-redonda “Turismo Gastronômico – estratégia de sucesso para destinos turísticos”, nesta quarta-feira (15/04), das 15h às 17h, durante o 3º Festival de Gastronomia da Montanha, realizado no Centro Universitário Senac, em Campos do Jordão, interior do Estado de São Paulo. Milagros Ochoa, representando o Escritório Comercial do Peru no Brasil, responsável por difundir o destino em coordenação com a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), participará da mesa-redonda, que contará com a participação de outros profissionais convidados a expor experiências em gastronomia, turismo rural, eventos do segmento, entre outros, tendo como mediadora a idealizadora do Festival de Gastronomia da Montanha, Roselaine Dantas.
Motivo de orgulho para todo peruano, a gastronomia está muito presente na vida do povo, além de ser forte devido à geografia e à cultura do país. A receita para esse sucesso é que os cidadãos peruanos se apropriam da gastronomia e todos os envolvidos com essa atividade se empenham em fazer o melhor. Durante a mesa-redonda, a representante do Peru falará sobre roteiros e características da cozinha peruana, e destacará os eventos que o governo realiza em parceria com a iniciativa privada para potencializar sua cozinha no mundo todo.
No Brasil, desde 2013, é realizada a Peru Week, um evento que oferece ao público cardápios especiais em restaurantes peruanos e roteiros turísticos exclusivos em operadoras de turismo, a preços convidativos. Em Lima, no Peru, é realizado o Mistura, considerado a maior feira de alimentos da América Latina. Todo ano, em setembro, o evento mostra sensações, sabores e cores em uma grande festa, na qual aproximadamente 500 mil pessoas participam. Em várias cidades do Peru são realizadas edições da Feira Turística e Gastronômica Perú Mucho Gusto, em que a cozinha peruana é a principal atração.
Sabor de inúmeras combinações
A culinária peruana é resultado de inúmeras combinações oriundas da diversidade geográfica e biológica do país – serra, litoral e selva oferecem grande variedade de verduras e legumes, além de pescados, frutos do mar, e carnes de todos os tipos. Soma-se a tudo isso a riqueza cultural formada pelas tradições andina, espanhola, japonesa, chinesa, africana, árabe e amazônica. Não importa a região: no Peru, a mistura de sabores e suas influências dão vida a uma experiência única, com pratos exclusivos, cheios de cores e apresentados artesanalmente. Conheça alguns estilos, toques e curiosidades da culinária peruana:
Criollo – comida da colônia, mistura de sabores peruanos e espanhóis.
Chifa: fusão chinesa e peruana.
Novoandino: fusão de receitas modernas com insumos andinos e técnicas tradicionais.
Nikkei: fusão japonesa e peruana.
Ceviche: prato feito à base de peixe cru e frutos do mar marinados no limão, com variações de acompanhamentos (cebola roxa, batata doce, milho peruano etc.).
Pisco: típico aguardente feito de uva, muito usado no preparo do drink Pisco Sour.
Batatas: base de incontáveis pratos em todas as regiões do país, há mais de 3 mil tipos de batatas no Peru.
SERVIÇO
Mesa-redonda “Turismo Gastronômico – estratégia de sucesso para destinos turísticos”, com participação de Milagros Ochoa, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil – PROMPERÚ
Data: 15/04/2015 (quarta-feira) – 15h às 17h
Local: Sala 210 do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão (SP).
Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari
Participação gratuita
Informações do 3º Festival de Gastronomia da Montanha: http://www.gastronomiadamontanha.com.br/
Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/.
Facebook: https://www.facebook.com/turismoperu
Twitter: http://www.twitter.com/conoceelperu
Youtube: http://www.youtube.com/conoceelperu