Com feira de troca e negócios, evento discute o futuro do Turismo Sustentável
AQUI você pode baixar imagens.
BRASÍLIA recebe entre os dias 12 e 14 de agosto o II Encontro Turisol. Colaborativo desde a ideia inicial – já que arrecadou fundos através da plataforma de crowdfunding Garupa –, o projeto permanece com uma ideia de colaborativismo e co criação. A grade inclui dinâmicas de debate, Feira de Trocas e Negócios e até um momento de cocriação do futuro da Rede Turisol, em que os participantes podem literalmente dar pitacos para concluir quais são prioridades coletivas.
O programa conta ainda com uma extensão opcional, que inclui uma visita à comunidade Kalunga da Chapada dos Veadeiros, durante a celebração de sua festa mais tradicional: a de Nossa Senhora da Abadia. Quem quiser pode acompanhar a folia, a “levantação” de mastro e as rezas, além de um passeio de barco pela região.
Confira em detalhes o que irá acontecer:
Abertura, na noite de quarta-feira (12): Palestra sobre o Trabalho em Rede e as Redes no Turismo Solidário e Comunitário, com o equatoriano e doutor em sociologia Carlos Maldonado Ele é fundador da RedTurs, associação que fomenta o turismo comunitário na América Latina.
Na quinta-feira (13) pela manhã: Apresentação de palestras e casos de sucesso, além de workshops sobre os temas de cooperativismo no turismo, alternativas para financiamento de projetos, dentre outros assuntos que irão trazer informação e reflexão aos participantes;
Tarde: Dinâmicas de debate, utilizando um formato inovador e participativo no qual os presentes são convidados a contribuir com os especialistas. Temas: políticas públicas para o turismo solidário e comunitário, comercialização e desafios e tensões no uso do território- cases de turismo comunitário em Unidades de Conservação, assentamentos e favelas.
Na manhã da sexta-feira (14): Feira de Trocas e Negócios na qual as comunidades e operadoras de turismo terão a oportunidade de se apresentar e agendar conversas.
Tarde: Momento de cocriação do futuro da Rede, através de dinâmicas participativas e perguntas direcionadas. O objetivo é entender o papel de cada um dos múltiplos atores envolvidos direta e indiretamente com a Rede e listar as prioridades coletivas.
Para saber mais detalhes e fazer a inscrição, basta acessar o site do II Encontro Turisol.
Quem faz? Organizado pela ONG Projeto Bagagem, com patrocínio do SEBRAE Nacional e parceria do Centro de Excelência em Turismo da UNB (sede do evento), e sob gestão executiva da Raízes Desenvolvimento Sustentável, o encontro reunirá, além das comunidades, academia, governos, operadoras de turismo e ONGs de apoio às iniciativas comunitárias e de economia solidária. A expectativa é reunir iniciativas de norte a sul do país para um debate democrático sobre os rumos do turismo de base comunitária no Brasil.
Colaborativo desde a ideia inicial: Para tornar o encontro possível, o Projeto Bagagem contou com o apoio das iniciativas que compõe o Conselho da Turisol: Projeto Saúde e Alegria (PA), Rede Tucum (CE), Pousada Uacari (AM), Fundação Casa Grande (CE) e Acolhida na Colônia (SC) que montaram um projeto de financiamento coletivo na plataforma Garupa.
Outros apoiadores como a SETRE BA, Grãos de Luz e Griô, FIOCRUZ, Fórum das Comunidades Tradicionais Angra-Parati-Ubatuba, SESC SP e Polaris Jr foram fundamentais para concretização do evento. Além das universidades e centros de pesquisa (UNB, UFRJ, USP, UFRRJ, UERJ, UFRN, entre outras) ABETA, ABBTUR, ANDA BRASIL, ECOBOOKING e outras entidades que compactuam com os valores da Turisol tem colaborado na divulgação e busca de parceiros.