Boletim Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo em dias de isolamento social
Tudo bem? O isolamento social imposto pela pandemia aponta para a reinvenção como regra, principalmente para profissionais e entidades que atuam nas áreas de turismo e cultura, além de um olhar mais atento que possa revelar posturas alternativas para a vida em sociedade.
Nesse cenário, a Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo apoia e admira seus parceiros que, mesmo em época de extremos desafios, acreditam que as soluções de hoje construirão um amanhã melhor e se apoiam em um jornalismo relevante.
Neste sentido, vale destacar ações destas empresas e iniciativas que seguem em movimento para melhor atender às necessidades de um novo tempo e entenderam a importância de manter sua agência de comunicação dentro do quadro de sua equipe.
Vivemos um momento de apoio mútuo, afeto e reflexões. Tentamos garimpar, dentro daqueles que estão conosco apoiando a manutenção da nossa equipe e existência, assuntos que possam estar alinhados com a pauta desse momento. Lembrando que todos esses clientes são de setores que foram extremamente afetados, como o turismo, a hotelaria e a cultura.
Obrigado pela parceria.
Espero que você esteja!
Maitei Hotel
Nesse período de isolamento social este charmoso hotel-boutique de Arraial d’Ajuda investe na promoção de seu variado leque de experiências transformadoras que disponibiliza aos hóspedes. Como forma de estimular o desejo de vivenciar cada uma das opções oferecidas, o hotel propõe, via redes sociais, uma campanha inspiracional que convida a uma imersão virtual para que eles possam ‘degustar’ cada uma das atividades – sejam esportivas, de bem-estar, relax ou conexão interior – e, quando todo essa situação passar, possam, de fato, viver de corpo e alma as emoções, aventuras e descobertas propostas. Em paralelo, o período de distanciamento vem permitindo aos gestores do hotel um contato mais estreito com a comunidade, por meio de ações solidárias que entregam cestas básicas para os mais necessitados e às famílias afetadas pelas consequências da pandemia no mercado de trabalho.
Casa Maitei
A indústria de casamento apresentará novas tendências. Os chamados Wedding Destinations, que já ganharam o coração principalmente de noivos que amam viajar, serão ainda mais visados no cenário de retomada da economia, principalmente com sua oferta por praticidade diante da proximidade com a natureza, que também compõe parte da decoração. A Casa Maitei, localizada em Arraial d’Ajuda, é uma excelente pedida para quem quer algo mais exclusivo e intimista, em celebrações com até 200 convidados. Adicionalmente, a casa já viabiliza medidas para adequação aos novos padrões de segurança biológica, com instalação de dispositivos de higienização em todas as áreas, tanto sociais quanto privadas.
Pousada Estrela D’Água
Com forte atuação junto à comunidade de Trancoso, o hotel vem se destacando no trabalho solidário com apoio a iniciativas inclusivas de jovens com histórico de dependência química. Eles recebem todo o material e são pagos para confeccionarem máscaras de proteção de tecido, as quais são distribuídas gratuitamente no distrito e para outras ONGs. Além disso, a pousada mantém constante comunicação e apoio a seu quadro de colaboradores (nenhum deles teve contrato de trabalho interrompido), que se comunicam e se fortalecem um ao outro por meio de um perfil no Instagram. Confiante na breve retomada de suas atividades, a Estrela D’Água mantém uma campanha especial para agentes e operadores de viagem, a qual antecipa o pagamento de comissões (geralmente isso só ocorre após a saída do hóspede). Além disso, está lançando um gift especial para o Dia das Mães, que consiste em um voucher de hospedagem com validade de um ano. Quem adquirir celebrará a data em dois momentos (no próprio dia 10 de maio e quando programar a ida ao hotel) e poderá optar por ganhar chocolates da Stephan Behar Sucré ou garrafas de vinho Voilà Rosé como mimos. Detalhe: os doces ou a bebida serão enviados para as residências das mães e, depois, estarão à disposição no hotel para serem degustados à beira-mar.
Documenta Pantanal
Iniciativa que atua como agente de divulgação de informações sobre a região e a necessidade urgente de preservação desse importante bioma da Humanidade com ação em várias frentes, abrangendo desde exposições fotográficas e filmes até lançamento de livros e atividades de campo. No entanto, muitos desses projetos que ocorreriam no primeiro semestre foram adiados para uma nova data por conta da pandemia. Como alternativa de fomentar suas iniciativas, o Documenta Pantanal tem promovido lives semanais no Instagram, todas as quintas-feiras, com seus participantes, como o chef Paulo Machado e os fotógrafos João Farkas e Luciano Candisani. Além disso, segue com a produção de obras de diversos artistas, entre elas o livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores”, de Paulo Machado, que levará ao público 65 receitas da tradicional culinária pantaneira. Neste momento, outros participantes estão engajados no combate aos incêndios na Serra do Amolar, onde 100 mil hectares foram atingidos pelas chamas. Paralelamente, o projeto oferece à imprensa informações sobre os próximos passos da iniciativa após uma viagem de imersão de parte de seus integrantes ao Delta do Okavango, que é referência e um case de sucesso no turismo ecológico responsável que servirá de inspiração para um novo modelo a ser implementado na região brasileira.
Galeries Lafayette
A mais tradicional loja de departamentos da Europa segue, mesmo com as portas fechadas, a interação com o público via redes sociais. O conteúdo, que agrega a história da loja a dicas do dia a dia em tempos de isolamento social, inclui indicações de vestuário, cosméticos, maquiagem, decoração, gastronomia e de consumo sustentável. Como forma de amenizar os efeitos do regime de confinamento, a Galeries Lafayette alimenta regularmente suas plataformas online com técnicas de relaxamento para combater o estresse, criando uma comunicação afetiva e constante. Tudo isso para lembrar a seus clientes que sente a falta deles e não vê a hora de tudo se restabelecer.
RioException
Criada pelo casal Benjamin Cano Planes e Louis Planes, empresários da área de hotelaria e antigos proprietários do hotel Casa Mosquito, a consultoria imobiliária RioException atende a uma clientela nacional e internacional que busca, na capital fluminense e no Estado do Rio de Janeiro, por um imóvel excepcional em termos de localização, decoração e arquitetura. A base de clientes da empresa é formada, majoritariamente, por estrangeiros entre 35 e 50 anos de idade (franceses e norte-americanos, sobretudo, e das classes A e B), que têm encontrado no câmbio favorável um bom momento para adquirir imóveis. Este formato de negócio, até mesmo pela expertise dos fundadores, está chamando a atenção no setor, mesmo em tempos de epidemia, sob base do câmbio satisfatório para investidores.
The Travel Corporation (TTC)
Como muitas pessoas estão aproveitado os dias de home office para dar um up em suas habilidades de mestre cuca, a TTC, por meio da Uniworld River Cruises – que é uma das companhias que integram este que é um dos maiores conglomerados de turismo –, vem promovendo a divulgação de alguns de seus mais relevantes atributos e que a distingue no mercado internacional de cruzeiros de luxo, como a alta gastronomia servida a bordo de seus navios-boutique. Para isso, selecionou e traduziu para o português cinco receitas que levam a assinatura da proprietária da TTC, Bea Tollman, as quais ganharam formato de card e estão chegando às mãos de agentes, operadores de viagem e jornalistas especializados. Além disso, este período vem sendo utilizado para formações e treinamentos online de profissionais do trade, os quais, por estarem longe das inúmeras demandas que recebem diariamente em suas agências, agora têm a oportunidade de conhecer melhor os roteiros e os cruzeiros fluviais da Uniword River Cruises e U River.
GOG
O poeta do rap nacional completa 30 anos de carreira em 2020. Em torno da celebração, o artista prepara uma série de lançamentos, incluindo o novo EP ‘Talismã’, e uma coleção de clássicos e inéditas da sua carreira, que serão compilados em cinco discos de vinil. Com shows adiados em virtude da pandemia da Covid-19, o artista tem realizado, com grande constância, uma série de lives em redes sociais, dando voz a diversas lideranças comunitárias.
Sabrina Wernicke
Além de sua atuação em projetos comerciais, a arquiteta Sabrina Wernicke dedica olhar especial ao universo particular de uma residência, para ela um desafio atraente que requer compreender e avaliar o conceito de vida privada apara que as pessoas se sintam confortáveis e à vontade com o lugar e o espaço. Para ela, deve-se buscar uma arquitetura que entenda seu tempo e as demandas cada vez mais crescentes em uma época de crises de energia e do progressivo esgotamento de recursos naturais. É nesse cenário que se manifesta a tendência minimalista, que prevê a contenção em detrimento da abundância caracterizada pelo alto consumo e desperdício. Nesse sentido, Sabrina vem desenvolvendo um trabalho de pensar os projetos para uma casa mais inteligente dentro de uma nova ordem voltada para ter o que é necessário, eliminando excessos e desperdícios, pela concepção de projetos de marcenaria que são estudados a partir de técnicas de organização para o melhor aproveitamento, visualização, funcionalidade e produção de um móvel projetados de maneira diferente e menores que o atual padrão de mercado.