Matérias

ALAGEV e Resorts Brasil realizam encontro sobre ESG para gestores de eventos e resorts associados.

Na semana passada, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em parceria com a Resorts Brasil, realizou uma experiência ESG (Environmental, social, and corporate governance) para 50 gestores de eventos e resorts associados, no hotel Rosewood São Paulo. 

“A nossa crença é a co-construção. Só conseguiremos o desenvolvimento desses conceitos se seguirmos em conjunto. Queremos capacitar os gestores e promover ainda mais essas soluções para impulsionar o mercado de forma sustentável. Por isso, criamos esse encontro para discutir os pilares mencionados e colocar clientes e fornecedores frente a frente para alcançar resultados práticos nas empresas”, comenta Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.

A abertura contou com a apresentação de Alexandre Allard, idealizador do projeto Cidade Matarazzo, que iniciou com a construção do hotel Rosewood. O empresário francês ressaltou que a elaboração do empreendimento foi realizada de forma sustentável e valorizando as características, cultura e produtos brasileiros. “Devemos reduzir o impacto ambiental e juntar as empresas para trabalhar em conjunto. O sucesso desse hotel com o ESG vem da inovação e de entender os benefícios dessas estratégias para o mercado”, comenta o executivo. 

O evento aconteceu no formato de World Café, baseado em diálogos colaborativos para co-construir soluções em ESG entre os participantes. Conduzido por Ana Paula Arbache, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e CEO da Arbache Innovations, inicialmente alinhou o significado de ESG e diversas iniciativas em cada pilar. Com o tema do meio ambiente, o encontro debateu assuntos como a agenda da sustentabilidade, exploração da matéria-prima, redução de poluentes, desenvolvimento de políticas de proteção e investimento e cuidados com a natureza; já para o lado social levantaram questões sobre a preocupação com a segurança do trabalhador, remuneração adequada, mão-de-obra competitiva e atenção ao bem-estar do profissional. Para a governança, ressaltaram a transparência na apresentação de informações, equidade de gêneros, diversidade e representatividade no conselho administrativo das marcas.

“Antes, trabalhávamos com a promoção de resorts. Hoje, o termo ESG está bem disseminado e queremos fomentar ainda mais as questões sociais e o desenvolvimento na região dos resorts. O ponto principal é trocar experiência com os clientes sobre esses assuntos”, ressalta Ana Biselli, diretora executiva da Resorts Brasil. 

“Os consumidores estão mais conscientes em suas tomadas de decisões e sabem o que é certo e o que é errado. Eles querem informações claras e buscam compartilhar suas experiências com empresas aliadas ao turismo sustentável. Para isso, é necessário entender a natureza do negócio e alinhar o propósito, estratégias e ações; além de estabelecer prioridades, factibilidade e indicadores de desempenho e retorno; fazer boas parcerias; inovar, entre outros pontos”, finaliza Ana Paula. 

Para acompanhar as novidades da associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).

Sobre a ALAGEV

Fundada em 2003, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) é uma entidade sem fins lucrativos. Há 19 anos a associação é um hub multissetorial de integração, facilitação de conexões e desenvolvimento de melhores práticas entre os players do Brasil e da América Latina, que reúne gestores e fornecedores de toda a cadeia de viagens e eventos corporativos. A marca oferece um espaço com networking, geração de negócios, benchmark e aprendizado, além de crescimento pessoal e profissional.