Air France apresenta novos menus de chefs Michelin para clientes saindo de Paris
Chefs renomados, como Jérôme Banctel e Nina Métayer, trazem pratos exclusivos, sustentáveis e sazonais para aprimorar a experiência dos passageiros.
Prato exclusivo do chef Jérôme Banctel para a cabine Business da Air France, disponível de dezembro de 2024 a maio de 2025
São Paulo, 9 de outubro de 2024 – Neste outono, ao decolar de Paris, a Air France apresentará novos menus excepcionais, especialmente criados para seus clientes, disponíveis em seus lounges de aeroporto e a bordo de seus voos. O chef Jérôme Banctel, com três estrelas Michelin, e Josselin Marie, apaixonado por culinária responsável, são os mais novos chefs a se juntarem à prestigiada equipe da Air France, ao lado de Nina Métayer, Glenn Viel, Philippe Rigollot, Frédéric Simonin, Michel Roth, Alain Ducasse e suas equipes.
Para criar esses menus que destacam a alta gastronomia francesa, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em catering aéreo, usando ingredientes frescos e locais que variam conforme a estação. Em uma abordagem responsável, as carnes, aves, laticínios e ovos em cada menu são de origem francesa, e o peixe é proveniente de pescas sustentáveis. Menus vegetarianos também estão sempre disponíveis em todos os lounges dos aeroportos e em todos os voos da companhia aérea.
O chef Jérôme Banctel, com três estrelas Michelin, na cabine Business de longa distância
Pela primeira vez, a Air France confiou ao chef Jérôme Banctel a criação dos pratos para o menu da cabine Business de longa distância saindo de Paris. Premiado com três estrelas Michelin em 2024, o chef se inspira em sua terra natal, a Bretanha, para criar pratos que serão apreciados ao redor do mundo. Para a Air France, ele usa ingredientes que evocam sua infância, aprimorados com sua assinatura culinária única, como deliciosos molhos sem manteiga ou creme. Frango com molho de leitelho, risoto de trigo sarraceno e óleo de salsa, além de haddock com molho suave de cenoura, variações de cenoura com laranja e gengibre estão entre seus dez pratos a serem degustados nos próximos oito meses.
Chef Jérôme Banctel, premiado com três estrelas Michelin
“Quis oferecer aos viajantes um vislumbre da minha culinária, uma mistura de delicadeza gourmet e sabores inesperados”, declarou Jérôme Banctel.
Quanto às sobremesas, Nina Métayer continuará sua parceria com a Air France, iniciada em abril de 2024. Eleita Melhor Chef Pâtissier do Mundo em 2023, ela assina uma seleção de doces leves e refinados, incluindo um delicioso crocante de avelã com caramelo e uma fatia de manga com coco ao toque de limão.
O chef três estrelas Michelin Glenn Viel continuará a assinar todo o menu na cabine La Première. Combinando suas raízes bretãs com a culinária provençal, este amante de produtos locais criou um total de doze pratos excepcionais que estarão disponíveis até o final de novembro de 2024. Para trazer um toque doce e elegante aos menus da cabine, o Meilleur Ouvrier de France e campeão mundial de pâtisserie Philippe Rigollot apresenta a expertise da confeitaria francesa com suas sobremesas leves e inovadoras. Gâteau de morango, Floresta Negra, e uma tortinha de damasco com chantilly de alecrim estão entre as seis sobremesas criadas pelo chef para a Air France.
Na cabine Premium, o chef Frédéric Simonin, premiado com uma estrela Michelin, continua a encantar os clientes da Air France como parte de uma parceria contínua iniciada com a companhia em 2023. Perfeccionista nato, ele criou uma nova série de pratos preparados com o máximo respeito pelos produtos selecionados.
Michel Roth e Josselin Marie, uma nova dupla de chefs de alto nível
Na sua rede de voos de curta e média distância, a Air France também oferece uma seleção gourmet refinada. No lounge do Terminal 2F no Aeroporto Paris-Charles de Gaulle, o chef estrelado Michel Roth, vencedor do Bocuse d’Or e Meilleur Ouvrier de France, agora assina uma variedade de pratos deliciosos. Para criar um menu rico e variado, ele fez parceria com o talentoso Josselin Marie, um chef comprometido com a culinária responsável e vegetariana. Uma dupla original de chefs que ilustra a determinação da Air France de se inspirar nas raízes da alta gastronomia francesa e promover jovens talentos promissores da culinária inventiva de hoje, com o objetivo de transferir e compartilhar o know-how. Com o frango ao vinho tinto com lardons, acompanhado de gnocchi frito na manteiga, mistura de cogumelos e cebolas peroladas de Michel Roth, e o aveludado de aipo com truffonade e picles de aipo de Josselin Marie, os dois chefs apresentam novos pratos quentes que mudam conforme as estações e complementam a oferta disponível no lounge.
Os clientes continuam sua experiência gastronômica a bordo do voo. Na rede de curta distância da Air France, Michel Roth criou uma nova linha de sanduíches “exclusivos” para os clientes da classe Business, para acompanhar o serviço de bordo e adaptados ao tempo de voo. Com opções como pão caseiro com carne desfiada e mostarda, aipo, maçã e curry suave, ou dois tipos de pão com queijo de cabra cremoso, chutney de cebola e nozes, a oferta muda todos os meses. Na rede de média distância, os clientes que viajam na classe Business podem desfrutar do prato frio do chef que acompanha a refeição servida durante a viagem. Com opções como camarões levemente grelhados, fondue de alho-poró e ragu de carne estilo pot-au-feu, os pratos também são renovados mensalmente para continuar surpreendendo e encantando os viajantes frequentes da companhia.
Menus assinados por chefs talentosos em todos os lounges da Air France nos aeroportos de Paris
A Air France também cultiva sua arte de bem-receber seus clientes em todos os lounges de longa distância. No lounge La Première no aeroporto Paris-Charles de Gaulle, o chef mais estrelado do mundo, Alain Ducasse, e suas equipes criam pratos excepcionais. O prestigiado menu inclui o famoso macarrão com presunto e trufas negras do chef e seu baba ao rum ou Armagnac, como no restaurante em Monte Carlo. As equipes da Ducasse Paris também desenvolveram novos pratos para serem degustados nos lounges de longa distância no terminal 2E (halls K, L e M). Os clientes podem, entre outras opções, experimentar o “Burgal”, assinado pela Ducasse Paris, uma alternativa totalmente vegetariana, saudável e de origem local ao tradicional hambúrguer, feito com cereais e vegetais produzidos na França. No aeroporto Paris-Orly, no lounge internacional localizado no terminal 3, os clientes podem descobrir a refinada culinária de Jérôme Banctel, cujos pratos são regularmente renovados de acordo com as estações.
Clique aqui para fazer o download das imagens
Sobre Jérôme Banctel
Jérôme Banctel possui a Bretanha como parte de sua identidade. Sua carreira começou com Michel Kerever, que trabalhou no Duc d’Enghien e depois o seguiu para o restaurante Vreugt en Rust, na Holanda. Ele chegou a Paris em 1993 e trabalhou no Jules Verne com Alain Reix antes de ingressar no Les Ambassadeurs, o restaurante de alta gastronomia do Hôtel de Crillon, sob a direção de Christian Constant. Em 1996, com apenas 25 anos, ele se juntou ao L’Ambroisie, o prestigiado restaurante três estrelas na Place des Vosges, onde permaneceu por oito anos como sous-chef. Lá, ele aprendeu com o grande Bernard Pacaud a ter rigor no trabalho e respeito pelos produtos. Seu talento foi reconhecido por Alain Senderens, que o convidou em 2006 para ser chef de seu restaurante na Place de la Madeleine. Ele adotou a abordagem única de Alain Senderens, que consiste em criar pratos de acordo com os vinhos com os quais serão harmonizados, ao mesmo tempo em que desenvolve sua própria visão culinária. Em 2012, os dois chefs se uniram para escrever um livro de receitas e liderar a série de inaugurações do Mama Shelter, com Jérôme como chef consultor, sob a orientação de Alain Senderens. Posteriormente, Jérôme Banctel aceitou o desafio oferecido por Michel Reybier, proprietário da La Réserve em Ramatuelle e Genebra, que estava prestes a abrir um hotel cinco estrelas em Paris. Ele chamou Jérôme Banctel para comandar as cozinhas do restaurante gastronômico de sua Réserve parisiense. Aos poucos, Jérôme se tornou mais ousado e deixou que sua inspiração de viagens se manifestasse, entre sua terra natal, a Bretanha, e o Japão, que teve um impacto profundo nele, passando pela Turquia, onde descobriu uma técnica que agora domina e fez sua própria: o cozimento com limão. Sua culinária tem um estilo único.
Sobre Josselin Marie
Criado no ar fresco da Bretanha, o chef Josselin Marie descobriu sua paixão pela culinária cedo, com sua avó. Após estudar no Lycée Hôtelier, ele ganhou experiência em estabelecimentos de prestígio na França (La Bastide Saint Antoine com Jacques Chibois, L’Espérance com Marc Meneau, etc.) antes de se mudar para Paris, onde dedicou a próxima fase de sua carreira ao Ritz, com Michel Roth, e ao Plaza Athénée, com Alain Ducasse. Em 2012, assumiu como chef do Hôtel de Vendôme. Sete anos de serviço leal foram decisivos na formação de sua futura identidade e ambição culinária, com uma equipe de chefs
Sobre a Air France
Desde 1933, a Air France promove a França ao redor do mundo. Com uma atividade dividida entre transporte de passageiros, cargas e manutenção aeronáutica, a Air France é um dos principais players do transporte aéreo. Mais de 40.000 funcionários trabalham todos os dias para oferecer a cada cliente uma experiência de viagem única.
A Air France, a KLM Royal Dutch Airlines e a Transavia formam o Grupo Air France-KLM. O Grupo confia na força de seus centros de conexões em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã-Schiphol para oferecer uma vasta rede internacional de voos. Seu programa de passageiro frequente Flying Blue tem mais de 24 milhões de associados. A Air France e a KLM são membros da aliança SkyTeam, que reúne um total de 19 companhias aéreas.
A Air France estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável, trabalhando para reduzir suas emissões de CO2 e apoiando projetos para absorver e armazenar o CO2 atmosférico em sumidouros naturais. Como parte do programa Air France ACT, a companhia aérea está comprometida a reduzir suas emissões de CO2 por passageiro-km em 30% até 2030, em comparação com 2019. Essa ambição é apoiada por grandes investimentos para renovar sua frota com aeronaves de nova geração que consomem menos combustível, o desenvolvimento de mais Combustível Sustentável de Aviação ou a ampliação da eco-pilotagem.
Informações para a Imprensa:
Race Comunicação