Academia Brasileira de Eventos e Turismo embarca universitários para visitas técnicas no exterior
1ª turma do Projeto Educacional viaja dia 10 para conhecerem um dos maiores espaços para eventos do mundo, a Messe Düsseldorf, na Alemanha, e o Exponor, em Portugal
Os universitários integrantes da 1ª turma do Projeto Educacional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo embarcam dia 10 de outubro para 14 dias de visita técnica monitorada nos pavilhões Messe Dusseldorf, na Alemanha, e Exponor, em Portugal. São quatro alunos selecionados entre 14 indicados dos cursos de Turismo, Eventos, Administração, Comunicação Social, Relações Públicas e Relações Internacionais da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, do Senac, da Anhembi Morumbi e da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
A turma também participou de um programa de estágio de 30 dias em São Paulo, em 10 empresas parceiras do Projeto, as promotoras APAS, APCD, Couromoda, Francal e Laço; as montadoras Cas Stands, Estrutural e Hotma; e os pavilhões Expo Center Norte e Transamérica.
“Eles estão motivados e ávidos pelo embarque, sabendo que representam seus próprios nomes, suas Faculdades, os apoiadores e a Academia, que honrosamente embarca este primeiro grupo da fase internacional, dentro do Projeto Educacional que é um marco do profissionalismo do Brasil em nosso setor”, afirma o diretor de Comunicação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ibrahim Georges Tahtouh.
Nesta semana, a direção da Entidade reuniu-se com os estudantes para as instruções gerais e específicas sobre os destinos e os pavilhões, além da entrega formal das passagens, vouchers, seguro viagem e cartão em Euros para despesas.
O programa sob coordenação da Acadêmica e professora Marisa Canton, faz parte de uma inédita estratégia que promove a profissionalização dos setores de feiras e eventos por meio do incentivo à prática, à vivência do dia a dia das empresas desde a universidade. Para a viabilização, a Academia fechou parceria com cinco universidades – além das citadas acima, a FGV – Fundação Getúlio Vargas e as 10 empresas brasileiras especializadas. A ideia da parceria com os pavilhões no exterior veio para complementar o programa, com o intuito de promover o conhecimento do modelo praticado em outros países.
“Ainda não tínhamos um programa similar no Brasil, que integrasse empresas e universidades com a profundidade proposta pelo Projeto Educacional da Academia. A oportunidade para que universitários conheçam o mercado brasileiro e o internacional em um mesmo programa é única, porque, além dos estágios e visitas fora do país, para cada grupo de alunos será eleito um Mentor pela Academia, que fará o acompanhamento desses profissionais ao longo do tempo. Isso é mais um diferencial”, afirma o presidente da Academia, Sergio Pasqualin.
De acordo com Pasqualin, a proposta para 2016 é que 40 alunos participem das inscrições ao Projeto, ou seja, oito por instituição, ainda no primeiro semestre. O próximo programa de estágios e visitas técnicas está previsto para os meses de janeiro de 2016, em São Paulo, e fevereiro, no exterior.