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Abav-Sp realiza fórum sobre valor das agências

Agentes de viagens questionaram algumas ações da entidade


Henrique Amato e Rita Minami
DSC_0135O site Turismo em Pauta acompanhou na manhã dessa quinta-feira, 18, o 61º Fórum Executivo da Abav-SP, realizado no Novotel São Paulo Jaraguá.

Com o tema “Qual o Valor de Sua Agência?”, o fórum contou com sócios da empresa KPMG no Brasil, para apresentar para os mais de 150 participantes, algumas tendências e temas de alta relavância pra os agentes de viagem.

A apresentação foi divida em três partes:Avaliação do cenários econômico brasileiro e tendências envolvendo o setor de turismo; Fusões e aquisições (M&A) de empresas, sob o ponto de vista do comprador e do vendedor e Avaliação de sinergias em processos de combinação de negócios.

Para o presidente da Abav-Sp, Marcos Balsamão, os assuntos são pertinentes para turismo, valorizando as empresas do setor.

“O que tivemos aqui são informações de alta relevância, nós as chamamos de contemporâneo. São as necessidades dos agentes de viagens e também dos executivos. O modelo existe para todos, criar ferramentoas que ofereçam mais produtos, abrirá um leque maior de oportunidades. Nosso objeivo é valorizar nossas empresas, nossos funcionários para que nosso setor perpetue”, afirmou o Balsamão.

Luis Motta, líder da área de fusões e aquisições da KPMG, ficou responsável por mostrar como uma fusão bem sucedida, pode salvar uma empresa.

“As aquisições e fusões devem ser um resultado de planejamento e também operação. As contas devem ser uma soma de sinergia, gerando valor para as empresas”, disse Motta.

O sócio líder da KPMG, Moacyr Humberto, comentou também sobre o processo de fusão entre empresas, dizendo que algumas mudanças serão necessárioas para uma parceria de sucesso.

“No Brasil, as negocioações envolvem emoções. As experiências que temos nos mostram isso. As empresas buscam sinergia com seus investidores, porém, passarão por uma quebra de paradigma, isso não somente no Turismo mas também em outros setores. Uma empresa deve se ajustar a outra, prevalecendo sua cultura e seu modo de agir.

Flavia Vieira, gerente sênior da KPMG, responsável pela área de sinergia entre empresas, conversou com o público sobre os estudos e análises que são necessários para obter uma sinergia, como ambiente informal, relatórios contábeis não auditados, estrutura familiar, processo e controle padronizados, visão estratégica e etc…

“As sinergias não nascem prontas, ela tem cálculo, pontencial e nível. O primeiro passo a se dar, é a analise da operação, o segundo passo, mais maduro, é a analise dos direcionadores do valor. A principal ideia que queremos passar, é que a integração necessita de uma estruturação”, analise

Durante debate com os participantes, alguns agentes de viagem questionaram algumas atitudes da entidade, dizendo que é preciso mais apoio na divulgação do trabalho do agente, desvalorizado em relação as OTA’s e também que os assuntos abordados durante o fórum eram voltados para empresas de grande porte, alegando que as empresas de porte menor não são capazes de realizar grandes transações como as mostradas.

“As empresas mais bem sucedidas talvez não tenham medo de mudar, de fazer algo diferente. Talvez não tenha algo sustentável por muito tempo, mas a inovação ajuda os executivos ficar na frente de sua concorrência. A relevância dentro do mercado, pode mudar”, finaliza Moacyr.