A retomada do turismo doméstico é uma realidade positiva para empresários do setor turístico.
Desde julho, os empresários apontam que os volumes de vendas domésticas estão muito positivos.
A retomada do turismo doméstico é uma realidade positiva para empresários do setor turístico
Não é mais novidade para o setor do turismo que o mercado está em constante aquecimento neste “pós-pandemia”. Acontece que a pandemia da Covid-19 não terminou e todos os protocolos sanitários ainda devem ser mantidos. Mas o avanço da vacinação é um dos importantes fatores que deu esse alento à economia, não só para o setor do turismo e de negócios.
A Revista Festuris convidou dois empresários que atuam diretamente no setor de viagens para apontarem suas percepções nesta retomada da economia, muito aguardada, após prejuízos incalculáveis.
Para Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur, o setor está em evolução e, a cada dia, mais saudável. “A venda vem vindo, de um jeito ou de outro, ela tem se aproximado e crescido. Desde junho estamos com uma situação muito mais tranquila no turismo nacional, como a hotelaria. Já o mercado internacional, em que as fronteiras estão abertas, já possuem ocupação interessante. O mercado só tem evoluído!”, afirma.
Para o diretor da consolidadora Skyteam, Peter Weber, a percepção de retomada está muito boa. “O cenário se mostra empreendedor e o mercado de turismo se mostra receptivo a novos talentos ocupando os espaços gerados pelas viagens de experiência, que oferecem uma nova opção ao turismo massificado dos pacotes prontos”, aponta.
De acordo com o empresário, o grande desafio foi 2020, tendo uma redução brusca de até 90% nas receitas. “Podemos considerar este ano como um doutorado em administração de empresas, onde a criatividade e a capacidade de negociação foram colocadas à prova”, destaca.
A Agaxtur, reconhecida por desenvolver viagens de navio, esqui e parques temáticos de Orlando, como Disney World e Universal, também aposta no turismo interno. “Nada mais justo que o brasileiro viaje pelo seu País. Essa tendência vai se prolongar por bastante tempo ainda, não é uma tendência a curto prazo, ela vai continuar”, reforça Filho, afirmando que as fronteiras deverão abrir para o brasileiro com o avanço da vacinação.
Faturamento tem superado, inclusive, 2019
Desde julho, os empresários apontam que os volumes de vendas domésticas estão muito positivos. Para Weber, há uma superação, inclusive com relação aos números de 2019. “Atribuímos este fato a dois fatores: maior cobertura vacinal e disponibilidade de renda da classe média”, frisa. O empresário aponta, ainda, que desde meados de 2020 já foram identificadas dificuldades em conseguir reservas para destinos de férias nas praias brasileiras, além do aumento nos volumes de locações de veículos.
Investimentos se fazem necessários
Para as lideranças do turismo nacional, a retomada inspira investimentos. Aldo frisa que o desenvolvimento de campanhas em favor da vacinação como Unidos pela Vacina e o movimento Supera Turismo foram grandes iniciativas que contribuíram para essa retomada gradual. Paralelo a isso, ele é enfático: “todo o investimento feito na pandemia pelo turismo vai retornar”, finaliza.
Peter aponta seus investimentos relacionados à sua empresa e novos projetos. “Neste momento de retomada estamos na fase final de desenvolvimento de novas ferramentas para o agente de viagens e estamos abrindo dois novos ramos de negócio, sempre no ambiente de turismo”, conclui.