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7º HSMAI TMMs Summit debate a Revolução da Inteligência Artificial e a interação das diferentes gerações no setor de viagens e eventos corporativos

HSMAI Brasil

Evento que reuniu cerca de 200 profissionais foi realizado na última sexta-feira no Royal Hall em Campinas/SP

A Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) promoveu na última sexta-feira, 2, o 7º TMMs Summit, evento exclusivo para buyers focado em eventos e viagens corporativas, no Royal Palm Hall, em Campinas, interior de São Paulo. Com o tema “R’evolução”, 200 gestores de viagens e eventos e secretárias executivas C-level se reuniram para discutir as projeções para os próximos anos no setor.

Foi possível entender como a IA tem o potencial de transformar a forma como planejamos, executamos e avaliamos viagens e eventos. Desde a personalização das experiências dos viajantes até a otimização de processos complexos, as aplicações da IA são vastas e promissoras.

Mas, além da tecnologia, outro ponto crucial abordado foi a importância da interação entre as gerações. A experiência e o conhecimento dos profissionais mais experientes, combinados com a inovação e a adaptabilidade das novas gerações, são fundamentais para que os profissionais do setor possam aproveitar ao máximo as oportunidades que a IA oferece.

Acreditamos que a HSMAI Brasil tem o propósito de conectar profissionais, promover o debate e fomentar o ‘pensar estratégico’ no setor de viagens e eventos. É um evento de esforços conjuntos, sempre em um ambiente isento e descontraído. Estamos confiantes de que, juntos, construiremos um futuro ainda mais promissor para o nosso mercado’, comentou Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam.

Na abertura do encontro, Gabriela explicou o impacto e a importância no país e no mundo da HSMAI, que comemora 10 anos no Brasil este ano. “Estamos muito felizes de comemorar o sétimo ano do evento aqui, contribuindo com a indústria brasileira de viagens e eventos e incentivando o pensamento estratégico”, completou. 

Todo o conteúdo foi idealizado e construído pelo board corporativo da entidade, composto exclusivamente por gestores de viagens. “É um evento deles para eles”, finalizou. 

O evento também recebeu o certificado de neutralização de carbono, com 2000 kg de CO₂.

Conectando Gerações e Gerando Conexões

Alexandre Correa, palestrante TEDx, CEO da Mind Pesquisas, professor da FGV e escritor, foi convidado ao palco para a palestra “Conectando gerações e gerando conexões”. Destacando que nunca tivemos tantas gerações coexistindo ao mesmo tempo no Brasil, o profissional explicou as características de cada uma das gerações – Silenciosa, Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z.

Com diferenças claras de contexto histórico e ambições, as diferentes gerações passaram e passam por desafios distintos, causando estranheza na convivência de cada uma delas. “Apesar disso, a inconformidade de cada uma levou a revoluções na humanidade”, enfatizou.

O especialista também observou as diferenças na percepção de viajar entre as gerações: 

  • Geração tradicionalista Silenciosa – viajar era um ônus
  • Baby boomers – um bônus tardio
  • Millennials – uma necessidade;
  • Geração Z – uma prioridade. Ou seja, um público muito forte a ser explorado, sempre focando na personalização. 

Conflitos de gerações nas viagens e eventos corporativos

Para discutir sobre os aspectos relacionados à gestão de equipes multigeracionais e à promoção de políticas inclusivas, Luana Nogueira, diretora executiva ALAGEV; Rafaella Haak, analista sênior de Viagens na China Three Gorges Brasil Energia – CT; Tatjana Previatti, coordenadora de Eventos da EMS; e Fernando Cavalheiro, CEO da CEP Transportes, subiram ao palco.

Luana levantou a questão dos conflitos geracionais nas empresas. Fernando Cavalheiro destacou a importância de trabalhar com pessoas eficientes. “Na empresa, nós temos uma diretora com 24 anos e um com 58. O importante é a entrega no final e a troca que podemos ganhar uns com os outros”. Já Tatjana enfatizou a importância de conversar e expor exemplos práticos para melhorar processos e Rafaella falou sobre a necessidade de entender as expectativas de diferentes gerações e criar um mix de soluções para atender a todos e aderir às políticas da empresa.

Luana apontou a importância de equilibrar custo e satisfação do viajante, especialmente com um público tão diverso. ”Como garantir a satisfação do viajante tendo um público tão diverso?”, instiga. Tatiana observou que as políticas de viagem estão em transição, e embora seja difícil fugir das regras tradicionais, é possível justificá-las e adaptá-las. Trabalhar com dados, comunicação transparente, compromisso com a diversidade e inclusão, e ferramentas tecnológicas para facilitar a gestão são exemplos de possibilidades sobre como melhorar a experiência do viajante.

Luana destacou a necessidade de ser proativo em questões de inclusão, em vez de reagir aos problemas. Tatiana comentou que é mais fácil abrir exceções para cargos altos, mas é responsabilidade dos gestores lutar pela inclusão em todos os níveis.

Fernando concluiu que cabe à liderança identificar e promover a disrupção necessária para avançar nessas questões. Luana ressaltou a importância da personalização, não apenas nos serviços externos, mas também no tratamento do público interno da empresa. 

A coexistência dessas diferentes gerações no ambiente corporativo pode ser um grande diferencial. A combinação de experiência, inovação e adaptabilidade pode levar a soluções mais criativas e eficientes. 

Eventos como ferramenta de Marketing

Para discutir a importância dos eventos como aliados às estratégias do Marketing, Leandro Souza Ferreira, supervisor de Marketing DSM-Firmenich convidou Juliana Patti, Regional Head Of Event & Disclosure Management na Bayer; Vivian Nesti, gerente Nacional de Trade Marketing da Ypê e Raffaele Ceccere, sócio- proprietário do Grupo R1 ao palco.

O ROI (Retorno sobre o Investimento) é uma métrica fundamental para avaliar a eficácia de um evento. Afinal, é preciso justificar investimentos, otimizar recursos e melhorar a tomada de decisão. O futuro pertence aos eventos cada vez mais estratégicos.

Leandro destacou que o marketing está deixando de ser operacional e se tornando mais estratégico, passando de fornecedor a parceiro. Juliana mencionou que a área de eventos mudou seu posicionamento para vender agilidade e valor agregado, sendo uma importante ferramenta de marketing para ativar a oferta de produtos. “É importante conseguirmos atuar estrategicamente e ter fornecedores como parceiros bem treinados para garantir assertividade nas propostas e melhores resultados”, completou.

Vivian afirmou que os eventos precisam gerar negócios para a empresa e destacou a importância de conectar a estratégia da companhia aos eventos e mensurar resultados, como novos clientes e vendas, para comprovar o sucesso da participação e o retorno para a empresa. “Contra fatos não há argumentos. Para você saber se o seu evento teve resultado, é importante ter dados que apresentem isso”, finalizou.  

Para completar, Ceccere mencionou que estamos passando por uma revolução e que a forma de atender o cliente e entregar novas experiências é fundamental. “O espaço todos têm, mas o diferencial está na experiência oferecida”.

Inteligência Artificial e as viagens e eventos corporativos 

Edney ‘Interney’ Souza, palestrante e professor, apresentou o impacto da inteligência artificial (IA) nos negócios, viagens e na vida cotidiana. Edney explicou que a IA é uma tecnologia em desenvolvimento há muito tempo e que seu momento de explosão chegou. “São muitas áreas de aplicação que já podemos ver, como medicina, farmacêutica, finanças, varejo, telecomunicações e logística”. Ele enfatizou a importância dos prompts na IA, explicando que comandos simples não geram respostas complexas e que é necessário desenvolver uma biblioteca de comandos para maximizar a utilidade da IA. Edney finalizou dando exemplos práticos e interessantes sobre como o ChatGPT ou Gemini podem auxiliar o dia a dia de um gestor de viagens.

Rogério Miranda, CEO da Inteegra, mediou a palestra e trouxe soluções da IA para eventos, como a promoção de conexões entre participantes e a utilização de mapas de calor para identificar interesses específicos. Ele também falou sobre avatares de IA, que não são apenas virtualmente próximos à humanização, mas também capazes de dar respostas inteligentes alinhadas às características de cada empresa. “Devemos utilizá-la não como ameaça, mas algo que pode facilitar o nosso dia a dia”.  

Após o painel, Karla Fidelis, Inteligência em Eventos na Lett; Luiz Silva, diretor Executivo Upscale Live Marketing; Décio Sampaio, diretor da Flex Interativa; e Julia Brito, Latam Mkt & communications sourcing leader na Cargill foram convidados ao palco. 

Karla destacou que 72% das empresas no mundo usam IA em seus procedimentos, ressaltando como essa tecnologia facilita a execução das atividades. Sampaio mencionou que muitas empresas já fazem uso de chatbots e reconhecimento facial para personalizar a jornada do participante em eventos, agilizando o check-in e aumentando a segurança. “A IA pode ser usada também para sugerir rotas alternativas e soluções preventivas para evitar problemas”, completou.

Julia reconheceu o potencial da IA para auxiliar nas operações, mas destacou o desafio de integrar essa tecnologia em compras e comunicar seu valor aos stakeholders. “É uma grande oportunidade das agências parceiras nos mostrarem soluções utilizadas por elas pela IA que resolvem o nosso problema”, completou. 

Karla levantou a questão da segurança de dados ao usar IA, questionando como as empresas estão garantindo a proteção das informações. Décio respondeu que quando o serviço é fornecido por uma plataforma própria, o controle de dados é maior, pois a empresa conhece suas aplicações, servidores e sistemas de segurança. “A prioridade é na segurança dos clientes e a transparência é o ponto-chave dessa relação”, finaliza.

Luiz, que tinha abordado a importância de aumentar a produtividade das equipes usando IA para a criação de roteiros, diminuindo a chance de erros e facilitando ajustes rápidos, complementou afirmando a importância de transmitir apenas as informações necessárias, sem liberar conteúdo desnecessário, para garantir a segurança e eficiência.