22ª FESTA DE IEMANJÁ COM INTENÇÃO DE PAZ MOTIVA TURISMO E CELEBRA TRADIÇÕES
Quem foi render homenagens à Rainha do Mar, na quinta-feira, 2, vivenciou uma experiência de tradições centenárias de religiões de matrizes africanas e sincretismo em Arraial d’Ajuda.
Praticantes de toda a região, simpatizantes, moradores e turistas viram uma grande festa de volta à tradição de rua. Sua retomada contou com todo aparato para abarcar a expectativa desse público muito maior que o previsto.
O que se viu foram autênticos ritos em programação iniciada à tarde, na Praça do Brás, com defumação, banho de cheiro e pipoca. O cortejo seguiu com o andor da imagem de Iemanjá até a Igreja Nossa Sra d’Ajuda e de lá caminharam para a Praia dos Pescadores.
As canções Xirê durante o percurso demonstraram cultura, utilizando típicos instrumentos como atabaque, timbal, tambores e agogô. As oferendas ajeitadas caprichosamente nos balaios, com enfeites em cor de azul claro, rosas perfumadas com alfazemas e mimos, foram postas ao mar no fim da tarde com intenção de paz.
O Babalorixá do Ilê Axé de Xapanã (Trancoso/Sapirara), José Luíz, fundando do evento e representante da Associação ARCMAIAX, destaca o apoio significativo da gestão municipal como importante ao sucesso da celebração, que contou com público maior que o esperado. “Além da infraestrutura, logística e segurança, o evento ainda recebeu da Prefeitura, no período da noite, os animados shows das bandas Filhos de Jorge e Cacimba Barrenta, para os participantes se divertirem”, destaca.
Através do aporte do Fundetur, aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT) e inserida na Campanha de Verão ‘Lembranças Que Dão Saudade’, a festa entra no calendário da Setur, considerada forte indutora do turismo.