Matérias

10 passos para sua primeira viagem internacional

10 passos para sua primeira viagem internacional

Sair do País e conquistar o mundo pode ser mais fácil do que se imagina, segundo especialista

A primeira de muitas viagens para fora do País pode causar até arrepios em quem nunca colocou o nariz fora da fronteira brasileira, mas com algumas dicas simples é possível começar e perder de vez o medo de explorar o mundo e outras culturas.

“Tenho muita procura de pessoas que querem fazer a viagem dos sonhos, mas nunca saiu do Brasil. Para alguns o medo pode ser até paralisante, o que acaba deixando os planos muito mais distantes da realidade. Com a lista de passos a seguir, não tem erro, e depois da primeira viagem internacional, o difícil vai ser parar”, brinca Diana Carvalho, especialista em turismo e CEO da Mundo4e.

Confira as dicas do que é essencial, segundo a especialista, para viagens internacionais.

  1. Tire seu passaporte já – O passaporte brasileiro vale por 10 anos para adultos e sem ele você não sai do Brasil (a não ser que seja uma viagem para alguns países da América do Sul). Mesmo assim, tire seu passaporte. Ou renove, se já tiver tirado anteriormente. Passaporte atrai viagem! Então além de se adiantar, você está construindo com as próprias mãos sua primeira viagem internacional. Pode acreditar.
  2. Prepare seu dinheiro – Abra uma conta em dólar ou euro (ou as duas se puder) e alimente esta conta todos os meses. A minha experiência me mostra há anos que quem deixa para comprar moeda estrangeira algumas semanas antes da viagem acaba tendo muito menos dinheiro e fazendo um péssimo negócio. Comece já e veja o milagre acontecer.
  3. Consuma conteúdo – Consuma todo o conteúdo que puder sobre o local que você quer visitar: blogs, vídeos do YouTube, canais de viagem etc. Não tenha medo de estragar a surpresa. Viajo há mais de 30 anos e nunca vi isso acontecer. Isso vai te ajudar muito a montar o seu roteiro e fazer uma viagem muito bacana.
  4. Atividades âncora – Eleja pelo menos 10 experiências que vão ancorar e justificar a sua viagem. São as experiências mais importantes, aquelas para que realmente você vai viajar. Por exemplo: Por que você quer viajar para Paris? Para viver a experiência do Museu do Louvre, do Palácio de Versalhes, um passeio de barco no Sena, a Torre Eiffel etc. Isso vai inclusive te ajudar a ter certeza de que esta é realmente a viagem dos seus sonhos. Isso faz toda a diferença e serve inclusive para agilizar que tudo dê certo.
  5. Pesquise a documentação – Pesquise sobre as exigências de documentos necessários para o destino da sua viagem. Isso é muito importante e essencial para uma viagem internacional. Alguns países além do passaporte, vão demandar visto também, não só os EUA. Alguns pedem autorização de viagem, comprovantes de vacinação contra febre amarela, Covid-19, seguro viagem com uma cobertura mínima, carteira internacional de motorista etc.
  6. Roteiro – Escreva um roteiro ideal, mas seja flexível. Um dos maiores erros que as pessoas cometem em viagens é não se preparar para ela. O desconhecido paralisa, então é preciso saber por onde começar. Faça uma pesquisa prévia e converse com quem já foi para o mesmo lugar. De qualquer forma nada substitui as suas próprias pesquisas. Programe seus dias, mas seja flexível e deixe tempo livre para o inesperado. Faça isso como gostaria e sonha com sua viagem.
  7. Segurança – Comece desde já as pesquisas com o foco em segurança nas cidades do seu destino. Onde é mais seguro se hospedar, quais são os riscos mais comuns e perrengues pelos quais os viajantes passam no lugar, a quem se deve procurar em caso de necessidade, onde tem um consulado brasileiro etc. Não negligencie sua segurança.
  8. Seguro viagem – E por falar em segurança, lembre-se que na sua primeira viagem internacional, aliás, em todas, é preciso um excelente seguro viagem. Acredite: ele é o item mais importante. Não confie no seguro do cartão, e adquira o seguro com base na tríade do seguro viagem (seguradora – limites de cobertura – agente de viagem).
  9. Comece a pesquisar preços – Pesquise e registre preços de passagens aéreas, acomodações e passeios. Não compre nada ainda, apenas pesquise. Quanto maior a antecedência, quanto antes você começa a pesquisar possibilidades, maiores as chances de fazer as melhores compras quando chegar a hora. Lembre-se que pesquisar não custa nada. E isso vai te ajudar muito a perceber quando for o momento certo de comprar.
  10. Pare de procrastinar – Pare de procrastinar, de procurar dificuldades e entre em ação imediatamente. O processo para concretizar o sonho de uma viagem internacional pode ser longo. E a necessidade de juntar dinheiro faz com que muitas pessoas desanimem e desistam do sonho, sem nem mesmo começar. Todo dia você pode dar pequenos passos.

Diana Carvalho – especialista em turismo há mais de 30 anos, iniciou sua carreira aos 17, nos negócios da família, atuou por mais de 10 anos em viagens e programas de intercâmbio, e em 2008 fundou e assumiu o cargo de CEO na Mundo4e Viagens. Se especializou em planejamento de roteiros e no modelo de negócios de consultoria para agências de viagens. Hoje é mentora de viajantes e profissionais do turismo, proporcionando a melhor experiência de brasileiros pelo mundo e de estrangeiros no Brasil, trabalhando incansavelmente pela valorização dos agentes de viagem.

Imagens relacionadas

 
Divulgação 
baixar em alta resolução