Gastronomia,  Hotelaria

Terraço Itália comemora 50 anos.

5 décadas, 5 chefs, 5 menus com prato principal em releitura  marcam as comemorações dos 50 anos do Terraço Itália e contam a história do restaurante através de uma série de eventos que começam em maio e terminam no final de setembro.

REDAÇÃO com agências

Bodas de Ouro mais que merecidas deste casamento feliz e duradouro com a cidade de São Paulo e que tem ainda muita estrada pela frente a percorrer. Ícone presente no imaginário de quem vive ou visita a capital paulista, o Terraço Itália tornou-se um complexo com intensa vida em suas salas, bar e varanda permitindo uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade.

Convidados a interpretar alguns dos clássicos mais pedidos à época em que o Terraço Italia nascia, os chefs Marco Renzetti (Osteria del Petirosso), Pier Paolo Picchi (Picchi), Roberto Ravioli (Casa Ravioli), Gianpiero Giuliani (Due Cuochi), e a dupla Salvatore Loi & Paulo Barros (Modern Mamma Osteria), assinam a cada mês um menu em cartaz durante 30 dias no restaurante, incluindo entrada, principal e sobremesa, servido apenas no jantar. Para receber a nata da cucina italiana, o chef toscano Pasquale Mancini, do Terraço Itália acompanha e coordena a adaptação dos menus criados por estes consagrados chefs durante os 5 meses desta temporada de festejos.

O prato principal de cada um dos menus traz uma releitura atual de um clássico do restaurante, adaptado de acordo com a criatividade e percepção do chef convidado. Marco Renzetti abre os trabalhos com o primeiro menu, em cartaz a partir de 1 de maio e que inclui de entrada o Mil folhas de legumes de estação com redução de queijo parmesão; como principal, a releitura da famosa Lagosta ao Thermidor, e de sobremesa Fondant de Chocolate com calda de figo e brandy, disponíveis no jantar, até 31 de maio, por R$ 219 – preço por pessoa.

Na sequência, a partir de 1 de junho, é a vez de Pier Paolo Picchi, com Capellini de palmito pupunha, brotos, flores e Alici; Ravioli de truta com manteiga noisette de amêndoas e redução de laranja Bahia, revisitando a famosa truta com amêndoas da época, e Pão, chocolate e Pera, de sobremesa. Roberto Ravioli é quem assina o cardápio do mês de Julho que inclui como entrada Torre Cruda del Mare (tartar de atum, abacate e lagostim, com tempura de abacate e crisps de quinoa)  um remake do Steak Diana com Dry Aged e funghi Porcini, e suflê ao cioccolato con Nutella e crema di mascarpone.

Em agosto é Gianpiero Giuliani quem assume as caçarolas do restaurante, servindo polenta cremosa com Taleggio DOP e mostarda de cremona, Ravioli aberto de pato e Porcini com redução de laranja lima –  versão moderna do Pato com Laranja –  e Duas Texturas de mascarpone italiano com compota de figo,  mel trufado e farofa de cantucci toscano. Salvatore Loi e Paulo Barros fecham a temporada e assinam o menu em setembro,  com Gnocchi recheado com espinafre, molho de tomate fresco com manjericão, seguido de Camarão Rosa com cebolas confitadas e gelatina de água de coco verde – o camarão com coco revisitado – e crostata de ricota com chocolate e caramelo com flor de sal, para a sobremesa.

Serviço:

Terraço Itália Avenida Ipiranga, n°344 – 41° Centro – São Paulo – SP / Horário de funcionamento: Segunda a sexta, a partir das 15h; Sábados, domingos e feriados, a partir das 12h- Reservas: SP (11) 2189-2929

 

Wellington Martins – Turismo em Pauta.