Turismo paulista na AVISTAR 2019
É fato que o turismo paulista é completo e possui todos os segmentos do setor, seja Sol e Praia, Rural, Religioso, Cultural, Aventura, Ecoturismo ou Gastronômico. Agora um segmento relativamente novo no Brasil ganha um
significativo destaque em território paulista, o turismo de observação de aves.
Por isso a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo – Setur- participa da Avistar Brasil 2019 – Encontro Nacional de Observação de Aves, principal evento do segmento no país que atrai em média 10 mil visitantes nacionais e estrangeiros, com feira, congresso e oficinas.
Com um estande de 42 m², a Setur aproveita a oportunidade para mostrar seu circuitos, regiões e entidades:
- Cavernas da Mata Atlântica
- Vale do Rio Grande
- Mananciais, arte e cultura
- Trilhas e Trilhos da Baixa Mogiana
- Circuito das Águas Paulista
- Roteiro dos Bandeirantes
- Costa da Mata Atlântica
- Histórias e Aventuras
- Região Metropolitana de Campinas
- Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo
- Mantiqueira Paulista
- Lagamar
- SIMA/ Fundação Florestal
Vale ressaltar que a observação de aves é uma atividade sustentável que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. “Tal atividade pode ser praticada por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente, é divertido, emocionante e incentiva o ir e vir em diversos destinos de São Paulo, além do contato importante com a natureza”, exalta o secretário estadual de turismo, Vinicius Lummertz.
Cerca de 20% das aves do mundo vivem no território brasileiro, o equivalente a 1.919 espécies de aves catalogadas, segundo recente levantamento do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Esse alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores da maior diversidade de aves do mundo. No Estado de São Paulo são mais de 100 parques estaduais e áreas verdes distribuídas por São Paulo que contam com uma infinidade de aves que podem ser observadas e catalogadas. Há no mundo cerca de 10.400 espécies de aves (dados da BirdLife International).
Avistar Brasil 2019 – Encontro Nacional de Observação de Aves
Local: Praça do Relógio Solar, 322 – portão 21 – Cidade Universitária – USP, SP
Horário da feira: 9h às 18h
Cerimônia de abertura – dia 17/5 (sexta-feira) 10h – Auditório 1 Cepe Usp