UNIARAXÁ, SEBRAE Regional Triângulo e Tauá Grande Hotel se unem em prol do empreendedorismo
(Na foto: Profº Agenor Carvalho, um dos idealizadores do “Empreenda”, profº Oscar José, reitor da UNIARAXÁ, Daniel Chequer Ribeiro, diretor da Rede Tauá, Andrea Lima, SEBRAE, e profº Arnaldo Galleguillos, coord. do “Empreenda”. Créditos: divulgação.)
Com foco no desenvolvimento regional, o SEBRAE, a academia e a iniciativa privada, anunciaram, nesta sexta-feira (17), em Araxá, uma parceria inédita na região do Triângulo Mineiro. A partir de 2017, os projetos “Empreenda”, desafio entre empresas juniores dos cursos de Gestão Comercial, Gestão de RH e Administração da UNIARAXÁ, e “Páscoa Iluminada”, um dos maiores eventos temáticos de Páscoa do Brasil, unirão esforços para fomentar e incentivar, ainda mais, o empreendedorismo na cidade e na região.
“Esta união entre o SEBRAE, academia e iniciativa privada irá nos proporcionar muitos resultados”, afirma Andrea Lima, do SEBRAE Regional Triângulo, durante o anuncio. A partir de 2017, a grade de atividades do “Empreenda”, que até então contemplava palestras e atividades acadêmicas, ganhará oficinas para o ensino de técnicas para a produção de chocolates diversos para a comunidade, como ovos de páscoa, bombons, etc.
As aulas serão ministradas pelos pequenos produtores da região, que são parceiros das empresas juniores no “Desafio do Chocolate”, principal evento do projeto, que acontece durante dois dias, quando os alunos revendem os chocolates aplicando técnicas de gestão comercial, de RH e de marketing. Este ano, o “Desafio do Chocolate” acontecerá em junho, nos dias 8 e 9 de junho. Com a parceria, a ideia é trazer a feira para dentro da Páscoa Iluminada 2018.
As oficinas de chocolate acontecerão nas quatro primeiras sextas-feiras, a partir da abertura da Páscoa Iluminada 2017, dia 13 de março, com possibilidade de ampliação para mais duas, até a semana de 23 de abril, quando o festival, que é realizado no Tauá Grande Hotel & Termas Araxá, acaba. Aos sábados e domingos, o hotel irá ceder espaço gratuito para que os pequenos produtores vendam seus produtos para hóspedes e visitantes. “Esta é uma grande oportunidade para eles alavancarem suas vendas, visto que o hotel já está lotado nos finais de semana da Páscoa Iluminada”, comenta o professor Arnaldo Calleguillos, coordenador do Empreenda.
“Para nós foi uma grata surpresa descobrir a possibilidade de interagir com um projeto que, assim como a Páscoa Iluminada, tem um cunho social tão forte”, afirma Daniel Ribeiro, diretor financeiro da Rede Tauá. “Nossos hóspedes poderão conhecer e ter uma experiência com produtos regionais, de qualidade, fabricados artesanalmente”, completa o executivo.