Sinônimo de turismo, Olímpia realiza o maior festival folclórico do país
São mais de 40 grupos de 16 estados brasileiros, entrada franca e expectativa de atrair mais de 160 mil visitantes.
O Turismo de São Paulo prestigiou a abertura do 59º Festival Nacional do Folclore, o tradicional Fefol, considerado um dos maiores e mais importantes eventos de preservação da cultura popular do país, com manifestações autênticas de cada uma das cinco regiões brasileiras, que se estendem até o dia 13 de agosto.
O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, participou da cerimônia de abertura ao lado de prefeito Fernando Cunha e diante de uma plateia de mais de 30 mil pessoas. Em sua fala, enfatizou o papel de Olímpia na preservação do patrimônio imaterial do país e exaltou o potencial turístico do primeiro distrito turístico de SP.
“Olímpia tem sido um grande palco de desenvolvimento do turismo paulista. Com o terceiro maior estoque de leitos do país, a Capital Nacional do Folclore é um destino com atrações de muita qualidade, que merecem todo o nosso apoio”, disse Lucena. A Estância Turística Olímpia tem o parque aquático mais visitado da América Latina: as Thermas dos Laranjais.
O Festival Nacional do Folclore conta com presentações de mais de 40 grupos folclóricos de 16 estados brasileiros. Com entrada franca, a expectativa é atrair cerca de 160 mil pessoas com danças, palestras, gincanas, oficina de brinquedos infantis, exposição de artesanato e culinária brasileira.
Localizada no noroeste paulista, sobre o Aquífero Guarani, a cidade de Olímpia integra a Região Turística Águas Sertanejas, que inclui a Estância Turística de Barretos e os Municípios de Interesse Turístico (MITs) de Bebedouro e Guaíra.
Também estiveram presentes na abertura, o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; o presidente da Câmara de vereadores de Olímpia, Sargento Barrera; a secretária de Turismo e Cultura e presidente da comissão executiva do Fefol, Priscila Foresti; a presidente da Associação Olímpia para Todos, Clarissa Rossi; e o senhor Clarismundo Sant’anna, irmão do saudoso professor José Santanna.
Novo museu inaugurado
O secretário também participou da inauguração do Novo Museu do Folclore, que recebeu R$ 1,2 milhão em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.