Centro de Inteligência da Setur-SP entra para a rede de observatórios da Organização Mundial do Turismo.
Criado em 2019, na atual gestão da Secretaria de Turismo e Viagens, o CIET passa a ter acesso a métodos inovadores e a toda a rede da OMT
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), foi aceito pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como membro oficial de sua Rede Internacional de Observatórios. A decisão eleva a competência do CIET a um novo patamar, uma vez que permite medir o nível de sustentabilidade de um destino.
Ao relacionar dados da atividade turística a indicadores de trânsito, de consumo de água e até desmatamento ou preservação de recursos naturais, será possível desdobrar os efeitos da atividade turística e avaliar seus benefícios e riscos ao ecossistema. Compreender em que situações o excesso de visitantes pressiona serviços públicos básicos ou estimula determinado setor produtivo é uma ferramenta estratégica para criar políticas públicas.
O ingresso do CIET como membro oficial da rede de observatórios da OMT é inédito no âmbito estadual no Brasil. Ele será o segundo observatório brasileiro pertencente à OMT – o primeiro foi o Observatório de Turismo e Eventos (OTE) do município de São Paulo. A partir de agora, SP pode compartilhar cases de sucesso de outros destinos turísticos mundiais e participação em todas as atividades realizadas pela OMT.
Criado em 2019, na atual gestão, o CIET é responsável pela coleta e tratamento de dados a fim de monitorar e compreender o comportamento dos visitantes no destino São Paulo, bem como antecipar as tendências do mercado turístico e a sustentabilidade do próprio setor. As análises e pesquisas são um trunfo importante para todo o setor de turismo no planejamento de ações e direcionamento de esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, viagens e eventos.
O CIET monitora o turismo por meio das nove principais cidades que possuem o maior fluxo turístico do estado. São cidades distribuídas em diversas regiões, o que permite avaliar o turismo de forma mais ampla. As cidades monitoradas pelo CIET são Olímpia, Brotas, Ribeirão Preto, Campos do Jordão, Aparecida, Ilhabela, Santos, Eldorado e Campinas. Elas foram selecionadas de acordo com critérios objetivos, como fluxo de turistas, relevância regional, disponibilidade de dados estruturados e informações com séries históricas, entre outros.
A cerimônia oficial de ingresso na rede acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro em Madri (Espanha), sede oficial da OMT. Na cerimônia, São Paulo dividirá o palco com observatórios de Barcelona, Mallorca, Málaga, Yukon, Bizcaia e Bogotá, também recentemente integrados à rede.
“É um orgulho imenso para o turismo paulista e brasileiro ser representado diante do principal órgão mundial do setor. Fazer parte desse seleto grupo, que conta com apenas 32 observatórios em todo o mundo, reflete o importante trabalho de um departamento criado no início da atual gestão e que alcançou a excelência em quatro anos de existência”, comemora o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Vinicius Lummertz.