ESTRATÉGIAS DE TURISMO RESPONSÁVEL DO RIO GRANDE DO NORTE REPRESENTAM O BRASIL EM LONDRES
Equipe da USP detalhou ações do estado em conferência internacional sobre Turismo Responsável
(Londres, 07 de dezembro de 2022) Alunos, professores e alguns dos principais executivos das grandes empresas do turismo se reuniram nos últimos dias em Londres para a Conferência Anual de Professores e Estudantes de Turismo da Global Travel & Tourism Partnership (GTTP). Neste evento, 20 alunos de 10 países integrantes da GTTP, acompanhados por 10 professores, apresentaram os resultados de suas pesquisas sobre Turismo Responsável com foco nas estratégias identificadas para superar os efeitos da pandemia. O grupo também participou de uma feira de carreiras no turismo e assistiu a apresentações sobre as empresas atuando em hotelaria, tecnologia e viagens corporativas.
A GTTP oferece cursos online e presenciais sobre turismo a alunos a partir de 14 anos, informando sobre as diferentes possibilidades de carreiras, visando colaborar para suprir a falta de mão de obra especializada globalmente. Neste ano, os alunos pesquisaram e compartilharam as melhores estratégias identificadas para recuperar o turismo de maneira responsável, garantindo a preservação das empresas e empregos do setor.
Foto 1 – Anne Lotter, diretora geral da GTTP; Fernanda Sortanji, professora orientadora da pesquisa; Claire Steiner, diretora da GTTP-UK; Roberta Santos e Bianca Souza, alunas que realizaram a pesquisa.
Durante a fase de estruturação da pesquisa, as alunas Bianca Souza e Roberta Santos, do curso de Lazer e Turismo da USP, analisaram diferentes estratégias da gestão do turismo brasileiro e selecionaram o estado do Rio Grande do Norte como o caso a ser apresentado na Conferência, especialmente em função das boas práticas estruturadas ainda em 2020 e do compromisso com a sustentabilidade desde então.
Os demais casos trataram das regiões de Ontario (Canada), Burgundy (França), Nagykoros (Hungria), Rishikesh (India), Dublin (Irlanda), Wellington (Nova Zelândia), Cidade do Cabo e Intaka Island (África do Sul), Cornwall (Inglaterra) e Zanzibar (Tanzânia).
A coordenadora das ações da GTTP no Brasil, professora Mariana Aldrigui, acompanhou as alunas durante a conferência e comentou “as alunas foram muito competentes ao apresentar as belezas do Rio Grande do Norte como cenários de boas práticas, destacando os 12 pontos da Cartilha do Turista Responsável, que são excelentes exemplos para outros destinos em todo o mundo. É um desafio, pois a apresentação deve ser feita totalmente em inglês, para uma audiência que tem alunos, professores e executivos de empresas como IHG, American Express, Marriott International, Amadeus e The Travel Corporation”.
As ações da GTTP nos países membros são possíveis graças ao apoio financeiro e logístico de seus parceiros globais, e alcançam mais de 5600 escolas na África do Sul, Brasil, Canada, China, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Índia, Jamaica, Nepal, Quênia, Reino Unido, Rússia e Tanzânia.