Rio Grande do Norte lança campanha na FIT 2016
Foto: divulgação
O potencial turístico do Rio Grande do Norte será um dos destaques na FIT 2016, realizada mais uma vez na capital argentina, Buenos Aires. Pela primeira vez em sua história, o Estado potiguar participará com estande próprio, montado com recursos do RN Sustentável, como diferencial para destacar ainda mais as belezas e a cultura norte-rio-grandense.
Assim como Portugal, que no último mês de março também recebeu campanha de divulgação maciça dos destinos potiguares no estande próprio montado na BTL em Lisboa, a Argentina tem sido outra aposta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
Se o mercado português foi por anos o responsável pelo maior número de turistas estrangeiros ao RN, a Argentina hoje tomou a dianteira e figura ainda com potencial gigantesco a ser explorado, sobretudo quando a intenção da SeturRN/Emprotur é viabilizar mais um voo semanal junto à Gol Linhas Aéreas, direto para a capital potiguar.
O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, lembra que não só o Rio Grande do Norte, mas o Nordeste ainda é mercado inexplorado pelo argentino. “Após reconquistarmos o voo Buenos Aires/Natal ano passado, temos o dever de casa em promover nosso Estado para não só manter este voo lotado, mas viabilizar um segundo e tornar essa rota costumeira ao argentino”.
“Com apoio do Governo do Estado e do RN Sustentável temos focado bastante a divulgação na Argentina. O resultado é comprovado em dados, com esse turista já incluso como um dos principais emissivos em nossa malha aérea internacional. Não à toa o voo Buenos Aires/Natal é o mais rentável do Nordeste à Companhia Gol, do ponto de vista comercial”, destacou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
- Reconquista
Há pouco mais de uma década, Natal possuía três conexões com o interior da Argentina. Natal também foi a primeira capital a trabalhar divulgação com esse nicho de mercado no país e só depois os outros começaram. “Mas nos últimos anos aconteceu o inverso: Natal deixou de investir e os outros apostaram no interior. Então precisamos recuperar o que foi nosso”, enfatiza a presidente da Emprotur.
E o trabalho já começou. A Setur e a Emprotur têm investido em eventos de promoção na Argentina, sobretudo na capital. E a Emprotur já vem planejamento campanha de promoção dos destinos potiguares no interior, programada para o período pós-carnaval, com intenção de trabalhar a baixa temporada.
Uma das ações pretende trazer 12 agentes de viagem argentinos para conhecer o RN, em parceria com a Gol Linhas Aéreas. No último mês de agosto, na Press Trip promovida pelo Governo do RN com recursos do RN Sustentável, também foi convidada uma jornalista argentina, do jornal La Nación.
- Divulgação
A promoção do RN na Argentina teve destaque ano passado com estampa dos nossos destinos no principal site do país, o “Clarin”, também dentro do sítio de viagens do site Todo Viajes e ainda com pacotes inseridos no “Shopping Viajes”. E serviu como preparativo para o lançamento do voo direto Buenos Aires/Natal, inaugurado em julho de 2015.
Três meses depois, em outubro, a equipe da TV Metro, da Argentina, recebeu total apoio logístico da Setur e Emprotur para iniciar gravações em alguns dos principais pontos turísticos do Estado potiguar, que foram ao ar para todo o país. Dunas, cultura e personagens pitorescos exibidos durante semanas na rede aberta da tv argentina, em vários programas do canal.
Segundo dados da Superintendência da Polícia Federal, apenas para voos diretos, nos sete primeiros meses deste ano a Argentina foi responsável pelo envio de 2.671 estrangeiros para o Rio Grande do Norte, atrás apenas de Portugal (6.891), Itália (5.325) e Espanha (2.726). No total, entre voos diretos e os que chegam por meio de conexões, a Argentina responde hoje pelo maior número de turistas estrangeiros no RN.