Joinville apresenta programação da Semana Municipal de Museus .
De 15 a 21 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realiza a 15a Semana de Museus, com o tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”. Em Joinville, a programação alusiva à Semana de Museus e ao Dia Internacional de Museus (18/5), acontecerá de 12 a 15 de maio, com participação da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Confira as atrações da Semana de Museus, em Joinville:
MUSEU CASA FRITZ ALT(Rua Aubé – Boa Vista):
A exposição “Fritz Alt – Universo Criativo” vai apresentar cerca de cinquenta peças criadas pelo escultor alemão. Entre as obras estão pinturas, esculturas, desenhos, além de objetos pessoais e ferramentas de trabalho.
Quando: a partir de 12 de maio – das 10 às 16 horas (fechado às segundas-feiras).
Ingressos: Entrada gratuita.
SISTEMA MUNICIPAL DE MUSEUS DE JOINVILLE:
Exposição itinerante “Mundo do Trabalho e dos Trabalhadores”
Vai mostrar os processos de trabalho não vistos pelo público, mas essenciais para o desenvolvimento das ações cotidianas nos museus e espaços de memória, em Joinville.
Quando: de 12 a 26 de maio.
Local: Univille – Universidade da Região de Joinville (Rua Paulo Malschitzk, 10 – Bom Retiro)
Ingressos: Entrada gratuita
II Seminário de Políticas Culturais em Museus e Espaços de Memórias
Com o tema “A função social dos museus e histórias controversas: dizer o indizível”, o encontro vai reunir especialistas renomados, entre eles, o museólogo Valdemar de Assis Lima, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e discutir assuntos
como ações educativas em museus; gestão pública e privada; coleção e colecionador; Sambaqui Morro do Ouro.
Quando: 12 de maio – das 14 às 18 horas
Local: Auditório da Reitoria da Univille (Rua Paulo Malschitzk, 10 – Bom Retiro)
Inscrições: Gratuitas, pelo e-mail smmjlle@gmail.com
Oficina “Museus Criativos e Educação Patrimonial”
Ministrada pelo coordenador do Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Valdemar de Assis Lima, tem como objetivo desenvolver conceitos de educação patrimonial, bem como experiências de aplicação de projetos
educativos, e possibilidades de museus criativos.
Quando: 15 de maio – das 9 às 12 horas
Local: Museu Arqueológico de Sambaqui (Rua Dona Francisca, 600 – Centro)
Inscrições: Gratuitas, pelo e-mail smmjlle@gmail.com
MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE – MAJ (Rua XV de Novembro, 1400 – América):
Na intervenção “Revoadas de outono, conversas no Jardim: expressões do barro no quintal do MAJ”, mais de cem peças em cerâmica, relacionadas a elementos da natureza, como pássaros, folhas e plantas, estarão em exposição no jardim externo do MAJ.
Na abertura da mostra (13/5), as dez ceramistas autoras das obras estarão reunidas, a partir das 13 horas, para uma conversa com o público. E para marcar o encerramento da mostra, no dia 20, será realizada uma oficina de modelagem aberta ao público, a partir das 10 horas.
Quando: de 13 a 20 de maio – das 10 às 16 horas (fechado às segundas-feiras)
Ingressos: Entrada gratuita
ESTAÇÃO DA MEMÓRIA (Rua Leite Ribeiro – Anita Garibaldi):
O evento “Encontro com a Memória”, vai reunir ex-ferroviários e familiares desses trabalhadores, para um bate-papo com Conradini Taggdsell, primeira mulher catarinense formada em engenharia civil, no ano de 1956.
Atualmente com 84 anos, Conradini vai contar um pouco da sua experiência e as dificuldades que viveu ao longo dos seus trinta anos de trabalho como engenheira, na Rede Ferroviária Federal, em Curitiba e no Rio de Janeiro.
Quando: 18 de maio – 15 horas.
Ingressos: O evento não será aberto ao público. A Estação da Memória de Joinville abre das 10 às 16 horas, de terça-feira a domingo, com entrada gratuita.
INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO (Rua Lages, 994 – América):
Exposição de acervo das obras do artista plástico mundialmente reconhecido, com desenhos, pinturas, textos e fotografias.
Quando: a partir de 15 de maio – das 10 às 19 horas, de terça-feira a sábado; e das 15 às 19 horas, nos domingos. Fechados nas segundas-feiras.
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia entrada). Grupos agendados e visitantes de bicicleta não pagam.
Por: Wellington Martins – Turismo em Pauta.