Destinos

Grécia espera dobrar número de visitantes estrangeiros em 2015

Henrique Amato, São Paulo

Alex Fanoudis e Alexandros Vyzantiadis representante da operadora Kyklos Travel

Um país conhecido e sonhado pelos viajantes brasileiros. Assim, pode-se dizer sobre a Grécia. Sua história, cultura, gastronomia são alguns dos pontos mais interessantes e procurados pelos turistas.

O número de visitantes no ano passado chegou a 24 milhões, 20% acima do registrado em 2013. Alguns Institutos de pesquisa na Grécia estimam que o turismo represente entre 20% e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O resultado coloca o país na lista dos 15 mais visitados no mundo em 2014. A Associação das Empresas de Turismo da Grécia divulgou um dado onde, diante do crescimento, foram criados mais de 100 mil empregos no período.

Atenas é a capital da Grécia, principal destino turístico do país

No mercado brasileiro, é um destino que agrada alguns nichos de viajantes. E é essa a aposta do Ministério de Turismo grego. Apresentando suas novidades, as ilhas destacam-se como uma das principais atrações.

“O mercado brasileiro conhece nosso destino, mas temos que coloca-lo entre os principais. A diversidade da Grécia atrai muitos estrangeiros. Um fato curioso, é que após aparecer em uma novela brasileira, nosso destino passou a ser conhecido e procurado. Queremos aumentar esse fluxo”, disse Alexandros Vyzantiadis, representante da operadora grega.

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Turismo, Alex Fanoudis, gerente de vendas da operadora grega, Kyklos Travel, contou um pouco mais sobre os planos do Ministério de Turismo grego e suas ações no Brasil.

Confira a entrevista na íntegra:

JT – Como foi o ano de 2014 para o turismo grego?

Alex Fanoudis – Foi um ano com muito sucesso para a Grécia. Tivemos cerca de 24 milhões de turista, com uma alta no número de visitantes brasileiros. Mesmo em época de crise, em épocas que ocorrem muitas diversidades, não só no Brasil, mas em quase todos os países, o destino continua sendo um sonho de consumo.  Foi um ano bastante satisfatório.

JT – Como o destino está enxergando o ano de 2015?

AF – O ano de 2015 começou muito bem para a Grécia, com muitas reservas desde o começo do ano. Nossas projeções apontam para que o ano seja um dos melhores já vistos, esperamos dobrar o número de visitantes.

JT – Quais novidades a Grécia está apresentando para o mercado brasileiro?

AF – Roteiros. A Grécia é um país que conta com mais de 1200 ilhas, estamos sempre apresentando algum destino diferente, alguma praia diferente, dependendo do gosto. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas, cerca de 1200. Mesmo quem já visitou a Grécia, podem conhecer muitas outras ilhas e conhecendo algo novo.

JT – Como funciona a divulgação do destino para os brasileiros?

AF – Trabalhamos principalmente com operadoras no Brasil, são nosso clientes. Por meio delas, fazemos nossa divulgação com capacitações para os agentes de viagens. Fazemos com frequência esses workshops, trabalhando junto com as operadoras para que cada vez mais o destino Grécia fique na mente dos brasileiros e também para que os agentes de viagens estejam preparados para comercializar o destino.

JT – Quais ações o Ministério de Turismo grego espera realizar no Brasil?

AF – O Ministério de Turismo da Grécia demorou um pouco, mas está com planos para abrir um escritório deles no Brasil, mais especificamente em São Paulo. Isso irá facilitar e também aumentar ainda mais nossa promoção.

JT – Como fazer o brasileiro sair de casa e viajar nesse período tão conturbado?

AF – Oferecer bons serviços e ter qualidade no serviço. Isso é o principal, não tem segredo. Por mais que a crise cada vez mais tome conta das conversas, o viajante que tem a possibilidade de fazer uma viagem, ele vai fazer. Acreditamos que o correto a se fazer é continuar trabalhando duro na divulgação e tentar colocar o destino em alta, entre as listas dos populares. Acredito que, com a vinda do Ministério, nossa divulgação em feiras e também as capacitações, a Grécia tem o potencial para ser um destino turístico ainda mais forte.

 

http://www.jornaldeturismo.tur.br/destaque/67016-grecia-espera-dobrar-numero-de-visitantes-estrangeiros-em-2015