Go Inn Curitiba recebe certificação de eficiência energética
Foto: Divulgação
O Go Inn Curitiba, inaugurado em novembro de 2015 e localizado na rua Desembargador Motta, 1221, na capital paranaense, acaba de receber a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) após minuciosaavaliação realizada pelo Organismo de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações da Fundação CERTI, organização reconhecida pelo Conselho Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Assim, torna-se o primeiro hotel do Sul do País a receber a Etiqueta de edifício construído.
Christer Holtze, COO da Atlantica Hotels, enfatiza que a companhia está atenta à gestão de energia em todos os seus empreendimentos e busca efetivamente por uma economia sustentável. “A aplicação de mecanismos e ferramentas de gestão energética é essencial para o desempenho de toda a companhia e é um ponto prioritário dodepartamento de Operações”, afirma Holtze.
A edificação, que é composta por uma torre de 16 andares, 215 apartamentos, com área de mais 6,4 mil metros quadrados, passou pela avaliação do desempenho térmico da envoltória do edifício, da eficiência e potencia instalada do sistema de iluminação e da eficiência do sistema de condicionamento de ar, além do uso racional de água e elevadores.
De acordo com Camila Silva, gerente geral do Go Inn Curitiba, a adoção de medidas visando à alocação eficiente de recursos pelo hotel foi estabelecida com base em indicadores técnicos e regulamentação específica. “Mais importante do que a etiqueta é ver colaboradores engajados e hóspedes impactados sobre os nossos princípios e projetos voltados à eficiência energética. Num contexto em que alterações climáticas e aquecimento global são pontos nefrálgicos para o futuro do planeta, é notório que edifícios eficientes e a mudança nos padrões de consumo da população podem reduzir consideravelmente os males provocados pelo homem no clima”, afirma Camila.
Segundo Greici Ramos, especialista em Eficiência Energética de Edificações da Fundação CERTI, houve uma grande preocupação com a eficiência energética desde o início do projeto, que acabou por alcançar o nível A. “Com a conclusão da obra, verificamos in loco as estratégias implantadas e constatamos uma eficiência ainda maior que o projeto inicial. Este resultado é benéficopara todos pois garante conforto para os hóspedes, gera economia na operação do hotel e ajuda a preservar o meio ambiente”, comenta a especialista.
- Programa Mudar
Em 2012, a Atlantica Hotels integrou todas as suas ações de responsabilidade empresarial no Brasil com o lançamento do Programa Mudar. Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a mobilização social, ambiental e econômica, o Programa Mudar passou a ser o guarda-chuva para mais de 100 ações realizadas pela companhia no Brasil todos os anos.
No âmbito da Responsabilidade Ambiental, o processo de gestão realizado pela Atlantica implica em um processo contínuo de análise, incluindo decisão, organização,controle das atividades, bem como avaliação dos resultados. Portanto, a compreensão dos mecanismos e ferramentas de gestão ambiental torna-se essencial para o desempenho dos hotéis. A partir deste reconhecimento são estabelecidos e aplicados em toda a rede, políticas, programas e procedimentos para conduzir suas atividades de modo ambientalmente correto e seguro.