FESTAS, ALEGRIA E CULTURA: COMO CELEBRAR O CARNAVAL EM QUITO
Créditos de Imagem: Ana María Gómez Zanoletty
De 25 de fevereiro a 3 de março, Quito ganhará vida com as celebrações anuais de Carnaval que comemoram o fim de ano solar indígena no Equador. A riqueza intercultural da cidade dá lugar, durante esses dias, a numerosas festas populares carregadas de cor, alegria e identidade, oferecendo aos turistas a possibilidade de ver de perto um dos eventos mais animados e originais do continente.
Em Quito, as celebrações do carnaval acontecem ao ar livre. As ruas, praças, calçadões de bairros e igrejas do norte, sul e centro da cidade se transformam em um palco a céu aberto com vários eventos artísticos e culturais. Desfiles, foliões, máscaras, fantasias, música, jogos e diversão, além da rica gastronomia, se misturam nesta festa transbordante de alegria que todos participam.
O Carnaval foi originalmente uma festa pagã que consistia em vários dias de diversão desenfreada e troca de papéis antes do início da Quaresma. Em Quito, o costume era se vestir com máscaras de figuras públicas e realizar danças de animais inspirados na vida silvestre da cidade. Hoje em dia, os moradores e visitantes participam das festividades vestidos e disfarçados em trajes e máscaras que imitam figuras políticas e profissões, como sapateiros, palhaços, cabeleireiros e padeiros. Eles também celebram os povos indígenas pintando seus rostos com farinha e jogando talco, bexigas d’água e espuma de carnaval.
Essa clássica celebração que une artistas, bandas e toda a cidade fazem desta uma excelente opção para viajar à Quito e descobrir um dos melhores destinos da América do Sul.
|