Empresas de turismo abrem as portas para capacitação de professores
Programa desenvolvido pela ABAV-SP, Abracorp e Centro Paula Souza contou com parceria de agências de viagens, companhia aérea e rede hoteleira
Os professores do Eixo de Turismo e Hospitalidade do Centro Paula Souza concluíram na última sexta-feira (15/5) a semana de capacitação do programa desenvolvido pela ABAV-SP, Abracorp e a instituição de ensino, com parceria das agências de viagens L’Equipe, Accessible Tour e Tristar Turismo, a companhia aérea Gol e a rede de hotéis Blue Tree. “Encerramos o primeiro programa de capacitação com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que este tipo de iniciativa junto aos professores de turismo vai, num futuro próximo, ajudar a elevar o padrão de serviço dos profissionais que entram no mercado de trabalho”, avaliou Raquel Patti, coordenadora de cursos da ABAV-SP.
Segundo Gervásio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp, os docentes participantes do programa de capacitação têm uma oportunidade enorme para melhorar a qualidade da mão-de-obra dos profissionais do setor de turismo. “Não podemos esperar soluções vindas dos outros. Estamos fazendo a nossa parte”, ressaltou.
O formato do programa de capacitação foi aprovado pelos professores. “Superou as nossas expectativas. As três agências que nos receberam foram complementares e nos passaram uma visão bastante ampla e verossímel do mercado. Vamos repassar esse aprendizado aos nossos alunos e disseminar ao máximo esse conhecimento”, disse Lutfi El Jamel Neto. “A ideia é justamente esta, de multiplicar aos demais professores e aos alunos dos cursos de turismo do Centro Paula Souza tudo isso que eles aprenderam nesta semana”, apontou Esmeralda Serpa, uma das responsáveis pelo programa junto à instituição, ao lado da professora Bruna Fiore.
Gol Linhas Aéreas e Hotel Blue Tree
Na sexta-feira (15/5), professores integrantes do programa de capacitação, assim como os demais representantes do curso, visitaram o Centro de Controle e Operações da Gol, vizinho ao aeroporto de Congonhas e o hotel Blue Tree Congonhas. Na Gol, foram recebidos pelo diretor comercial da companhia, Fábio Mader, que enalteceu a importância dos professores para o desenvolvimento do turismo e do mercado de trabalho como um todo. “O trabalho dos professores é muito importante para mudar o futuro das pessoas e tranformar o mundo”, ressaltou.
Na sequência, a gerente de estratégias da Gol, Juliana Castiglione, apresentou uma palestra com a história da companhia aérea, como é sua atuação no mercado e alguns cases de sucesso. “Além do passageiro final, temos que cuidar do relacionamento com o trade e com nossos parceiros estratégicos. Estamos sempre buscando as melhores soluções para melhor atender”, afirmou.
Os professores ainda conheceram in loco como se dá o processo de controle de voos, que garante a operacionalidade do sistema 24 horas por dia. “Gerenciamos as condições meteorológicas, o fluxo de voos, o tráfego aéreo, as obras em aeroportos, as manutenções nas aeronaves, entre muitos outros detalhes do dia a dia”, explicou Ronaldo Nammur, coordenador de voos da empresa.
Na parte da tarde, o grupo de professores realizou um site inspection no Hotel Blue Tree Congonhas, localizado próximo ao aeroporto. “Possuímos 463 apartamentos, entre suítes e quartos standards. Além disso, temos 11 salas de eventos, moldáveis para até 40 pessoas”, apresentou Cristiana Chaves, coordenadora de Vendas do hotel. “Muito importante esta visita dos professores ao nosso hotel e às demais empresas de turismo em geral. Espero que tenhamos conseguido contribuir para que eles tenham aprimorado ainda mais o conhecimento e que possam disseminar tudo isso aos demais professores e alunos”, concluiu.
Rodrigo Figueiredo