Comunidade de São Gonçalo Beira Rio – MT
Ao chegarmos à rota cuiabana do peixe de São Gonçalo Beira Rio, logo encontramos com um dos moradores mais conhecidos da comunidade, senhor Basílio Rodrigues da Conceição. Com a sua simpatia e maestria, Basílio foi logo contando um pouco da história de sua vida, e em seguida pegou uma viloa de cocho e foi nos encantando com suas cantigas folclóricas.
Em seguida caminhamos para a Casa dos Artesões, e tivemos o prazer de ser recepcionado pela senhora Alice, responsável pela associação. No final da visita recebemos uma peça de presente. A comunidade São Gonçalo Beira Rio, fundada no século XVIII, permanece centrada à margem esquerda do Rio Cuiabá, a 11 quilômetros do centro da cidade, próxima à barra do Rio Coxipó, e um dos primeiros povoados. Segundo relatos de moradores, a pequena imagem do santo padroeiro que deu origem ao nome do bairro foi encontrada dentro do Rio Cuiabá por um dos primeiros ocupantes da área. A partir de então, o local recebeu o nome de São Gonçalo Beira Rio, que permanece até os dias atuais. A comunidade mantém diversas peixarias e é fortemente lembrada por seu artesanato ceramista, fabricação manual da viola de cocho, culinária e festas típicas.
Os moradores fazem questão de manter a cultura religiosa da comunidade, através do folclore por meio das danças do Cururu e Siriri, com um calendário de eventos com as Festa: do Padroeiro São Gonçalo, Carnaval, do Peixe, de São João, do Pescador e das Ceramistas. A realização destes eventos tem gerado emprego e renda às famílias da sociedade local.
Os visitantes tem a oportunidade de degustar uma boa gastronomia: o pacu assado ou frito, pirão de piraputanga, mojica de pintado, farofa de banana, paçoca de pilão, entre outras iguarias da gastronomia cuiabana. Não poderíamos deixar de falar de Dona Domingas Leonor da Silva, fundadora do “Grupo de Dança Flor Ribeirinha”, e que realizou um sonho antigo, criou um espaço aberto para os dias específicos, onde as pessoas possam conhecer um pouco das comidas típicas e doces regionais cuiabanas.