CASA DOM AQUINO – MUSEU PRÉ-HISTÓRIA – CUIABÁ (MT)
A Casa Dom Aquino é um imóvel tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Estado de Mato Grosso. Construído em 1842, em estilo colonial com 12 cômodos, sua dianteira é voltada para o Rio Cuiabá a poucos metros de distância.
A residência é conhecida por alguns historiadores como a “Casa Predestinada”, pois ali nasceram duas personalidades ilustres do Estado de Mato Grosso: Dom Francisco de Aquino Correa (Nasceu no dia 02/04/1885, foi bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta. Fundou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Estado, primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras). E Joaquim Murtinho (Nasceu no dia 07/12/1848, formado em engenharia e medicina, percussor da Medicina Homeopática no Brasil, Ministro da Indústria Aviação e Comércio, Ministro da Fazenda e cinco vezes senador). Atualmente, a Casa Dom Aquino, abriga o Museu de Pré-história, inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).
O museu abriga um notável acervo de material pré-histórico, em uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica de mais de cem mil peças. O visitante tem a oportunidade de conhecer no museu, fósseis de animais da região que estão organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das “Eras Geológicas”. Estão expostos fósseis de animais já extintos como: tatu ( Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópodes), e animais marinho do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Contando assim a história do nosso Planeta, despertando a curiosidades de todos.
A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.
Endereço: Avenida Beira Rio, nº 200 – Cuiabá (MT)
Telefone: (65) 3613 9290 ou (65) 3615 8481.