Casa de Jorge Amado na BA vira memorial e abre a visitação pública
Foto: Divulgação
Após passar por uma reforma promovida pela Prefeitura de Salvador, a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gatta, está aberta ao público.
No primeiro dia de funcionamento após a inauguração, no final de semana passada, quando cerca de cem pessoas conheceram um pouco da intimidade do casal de escritores. A casa estará aberta inicialmente às sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, e o ingresso custa R$20,00 a inteira. Professores e estudantes das redes públicas estadual e municipal têm acesso gratuito.
A casa, que recebeu um investimento de R$ 6 milhões, a maior parte da Prefeitura, possui 15 ambientes projetados onde são exibidos lembranças da vida de Jorge Amado e Zélia Gattai. Além desses espaços, os visitantes também podem acessar documentos e importantes cartas trocadas por Jorge Amado com personalidades nacionais e internacionais. Na “Sala de Leitura” os visitantes puderam assistir aos vídeos de personalidades interpretando trechos das obras escritor. Já a “Roda de Conversa”, que fica no quintal da casa, chama a atenção por exibir depoimentos de famosos, amigos e familiares.