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CARTA ABERTA EM DEFESA DO TURISMO

Foto: Portal Radar

No momento em que o Brasil amarga o mais alto índice de desemprego desde 2012 e sofre com uma das maiores crises econômicas do País, é hora de finalmente corrigir a negligência histórica com o turismo. As entidades representativas de classe têm uma série de medidas já demandadas para o governo no sentido de destravar os gargalos que há tempos impedem o desenvolvimento do setor de viagens.

Medidas simples que dependem apenas de vontade política e têm grande impacto no setor. A mídia tem veiculado que o governo federal pretende recuar e não mais isentar o visto para turistas de países estratégicos como os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Trata-se de um pleito antigo do mercado que, de acordo com projeções do Ministério do Turismo, pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional.

As entidades representativas de classe do turismo vêm, por meio desta carta aberta, defender não apenas a dispensa de visto para países estratégicos como ocorreu na Olimpíada com um impacto extremamente positivo, como também a elaboração de um pacote mais amplo que inclua de uma vez por todas o turismo na agenda estratégica e econômica do governo.

Já está disponível uma série de estudos e documentos que apontam com clareza quais os gargalos da atividade no País. O turismo no Brasil precisa ultrapassar a marca de seis milhões de visitantes estrangeiros, enquanto mais de 1,2 bilhão de viagens são realizadas no planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Assinam a CARTA ABERTA:

ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES NACIONAIS:

1.CETUR – CONSELHO EMPRESARIAL DE TURISMO E HOSPITALIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC)

2.ABAV NACIONAL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS
3.ABEAR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS

4.ABEOC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS

5.ABETA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

6.ABIH NACIONAL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA DE HOTÉIS

7.ABLA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS

8.ABOTTC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TRENS TURÍSTICOS E CULTURAIS

9.ABR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS – RESORTS BRASIL

10.ABRACCEF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS DE CONVENÇÕES E FEIRAS

11.ABRASEL NACIONAL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES

12.ABRASTUR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO SOCIAL

13.ABRATURR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RURAL

14.ABRACORP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS CORPORATIVAS

15.CLIA BRASIL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

16.ALAGEV – ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE GESTORES DE EVENTOS E VIAGENS CORPORATIVAS

17.ANTTUR – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES DE TURISMO E FRETAMENTO

18.BITO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RECEPTIVO INTERNACIONAL

19.BRAZTOA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO

20.CBC&VB – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX

21.FBHA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

22.FOHB – FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL

23.SINDEPAT – SISTEMA INTEGRADO DE PARQUES TEMÁTICOS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO BRASIL

24.UBRAFE – UNIÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE FEIRAS

25.UNEDESTINOS – UNIÃO NACIONAL DOS CONVENTION & VISITORS BUREAUX E ENTIDADE DE DESTINOS

ENTIDADES REGIONAIS:

26.ABAV-SP – Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo

27.Aviesp – Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo

28.Avirp – Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região

CVC (Agência de viagens – presidente do Conselho de Administração da CVC, Guilherme Paulus, que é conselheiro consultivo do Cetur/CNC)