Brasil gera resultados em feira internacional
Foto: Divulgação Embratur
A estratégia desenvolvida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), durante a 51ª edição da ITB Berlin, produziu resultados consistentes para o Brasil. Nessa tradicional feira alemã do segmento turístico, que ocorreu de 8 a 13 de março, a participação da Embratur ocasionou, dentre outras ações, parceria com a Lufthansa para promoção e comercialização para o recém divulgado aumento de frequências entre Frankfurt e Rio de Janeiro. Além disso, houve tratativas do voo charter ligando Varsóvia à capital carioca com possibilidades de extensão da rota para destinos como Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo com as companhias aéreas brasileiras, maior divulgação dos destinos turísticos focados no ecoturismo e aventura e captação de conferência de luxo para o Brasil.
“Este ano, as ferramentas do Instituto potencializaram a participação do Brasil e geraram bons resultados pelo trade presente no estande da Embratur. Grupos foram fechados, novos projetos arquitetados e relacionamentos fortalecidos”, destacou Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da autarquia. Segundo ele, a circulação de pessoas no estande também foi grande. “Desse modo, apresentamos mais detalhadamente os nossos destinos aos visitantes, bem como parte da nossa gastronomia.”
Em reunião com a Lufthansa, a companhia aérea alemã anunciou aos representantes da Embratur o aumento das frequências de voos para o Rio de Janeiro, tornando-as diárias. “Nos reunimos com o diretor de Produtos e Programas da Lufthansa, Kai Peters, com o Rio Convention e com o Rio Galeão para, em conjunto, apoiarmos a comercialização e a promoção para ampliação de fluxo na rota”, informou Gilson Lira.
Outro importante encontro com profissionais da empresa Rainbow, operadora polonesa, estabeleceu estratégias de atuação para resultados efetivos do voo charter ligando Varsóvia ao Rio de Janeiro, sendo extensiva para outras capitais do Brasil.
No primeiro dia de feira, reuniões voltadas para os segmentos de ecoturismo, aventura e luxo também pautaram a participação da Embratur na ITB Berlin. O Instituto se reuniu com a ATTA (Adventure Travel Trade Association), com a organizadora da feira PURE Life Experiences e com operadores holandeses e franceses, entre outros. Ainda ocorreu uma reunião sobre a possibilidade de o Brasil sediar fórum de luxo que reunirá cerca de 500 participantes. De acordo com os organizadores, o País atende todas as expectativas dos operadores de luxo, oferecendo experiências únicas tanto no aspecto natural e cultural como o de infraestrutura.
Nos dias posteriores, os representantes da Embratur se reuniram com a ARGE – Associação do Trade voltado para a América Latina – para tratar sobre planejamento de ações focadas em Brasil junto à entidade atingindo boa parte do trade turístico especializado em América Latina, e com representantes do segmento LGBT, como a Associação Latino-Americana de Turismo LGBT. “A participação do Brasil na ITB Berlin foi um sucesso. Sabemos que o trabalho de promoção internacional é contínuo e, sendo assim, a equipe técnica da Embratur, em conjunto com o trade turístico e Estados, continuarão buscando oportunidades para constante geração de negócios”, finalizou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da autarquia.