Atrações para a família inteira em Porto de Galinhas
Foto: Divulgação
Com calor o ano inteiro, Porto de Galinhas é destino certo para famílias que buscam diversão e entretenimento para todas as idades, em meio à rica gastronomia, às ótimas opções de hospedagem e aos variados tipos de passeios. São essas as características que fazem do balneário o quinto mais procurado do país, de acordo com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, A preferência é justificada pelas variadas atrações. Confira as dicas:
Manhã com praias e piscinas naturais
Embora a praia de Porto de Galinhas seja a mais famosa do município de Ipojuca, a região conta com mais de 18 km de praia, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com areias brancas, coqueirais e mar de água cristalina, com temperatura média de 26º C.
Para chegar às praias, o acesso é feito de bugue por trilhas na areia fofa. Durante o passeio os visitantes podem admirar belas paisagens enquanto sentem o vento batendo no rosto. O mais comum é o chamado de Ponta a Ponta, que leva os turistas às praias do Cupe, Muro Alto e Pontal de Maracaípe.
Disputadíssimas, as piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais durante a maré baixa, possibilitam a sensação de estar em um verdadeiro aquário cheio de peixes coloridos. Algumas ficam tão próximas da costa que é possível explorá-las a pé na maré baixa, com o cuidado de usar uma sandália por causa dos ouriços.
Os recifes de corais, as formações rochosas e os navios naufragados são as atrações que o visitante pode ver apenas debaixo d’água. Na região, há opções como o mergulho livre feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e também cursos básicos, avançados e de especialidades oferecidos por várias operadoras de mergulho.
Se a praia de Maracaípe é reduto dos surfistas por suas ondas que chegam a 2,5 metros de altura, na vizinha Pontal de Maracaípe os ventos fortes favorecem a prática do kitesurfe, no qual é utilizada uma prancha tracionada por uma pipa. Para usar as “pranchas voadoras” é necessário treinamento especializado, oferecido pela Escola Pernambucana de Kitesurfe. No balneário também é possível praticar windsurfe, caiaque e ainda passear de lancha e jet ski.
Compras e almoço na Vila
Considerada um paraíso gastronômico, a Vila de Porto de Galinhas reúne os mais variados e deliciosos sabores que atendem os paladares mais exigentes. Após o almoço, nada como um passeio pelas lojinhas para comprar lembrancinhas e souvenires.
Tarde de passeios
Possivelmente plantada por escravos africanos, o baobá é uma árvore que se tornou atração turística em Porto de Galinhas. Com estimados 400 anos de idade – que podem chegar a mil anos – a maior espécime da região tem um tronco de 4,5 metros de diâmetro e fica na rua do Colégio, no distrito de Nossa Senhora do Ó, a 11 km de Porto de Galinhas e a 100 metros da igreja Nossa Senhora do Ó. A visita ao local também proporciona uma aula de história dos tempos da descoberta do Brasil.
Durante o passeio de jangada que sai do Pontal do Maracaípe, com duração de 40 minutos, os jangadeiros da Associação do Pontal mostram aos visitantes a rica vegetação das raízes do manguezal. Outra forma de admirar a beleza exótica do manguezal é fazendo um passeio de caiaque em direção à foz do rio Maracaípe, onde é possível apreciar o encontro das águas do rio com as do oceano.
A eclosão dos ovos de tartarugas parece cena de documentários ecológicos que, em Porto de Galinhas, o visitante assiste ao vivo. Principal refúgio dessa espécie, a região reforçou sua vocação para o ecoturismo a partir do trabalho de duas organizações não-governamentais: a Ecoassociados, que trabalha na conservação de tartarugas, baobás (árvore de origem africana) e recifes de corais, e o Projeto Hippocampus de biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos.
“Famílias com crianças representam mais de 90% dos viajantes que visitam o balneário. Temos uma preocupação constante em sempre buscar atrativos inovadores que garantam o entretenimento”, avalia Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau