Evento no Litoral de São Paulo reúne projetos sociais com algumas das melhores crianças que dançam Breaking no país
Aconteceu no último domingo (26) em Itanhaém, litoral de São Paulo, um evento que foi um dos maiores encontros de crianças que dançam Breaking do país. Organizado pela “On House” e pelo B-Boy Suco do Projeto Hip Hop Educa de Mauá. Ambos são conhecidos pelo trabalho sério social que realizam no litoral e em São Paulo com a Cultura Hip Hop. O trabalho é tão bom que já ultrapassou as fronteiras brasileiras! A On House é a casa de alguns dançarinos mirins que vêm conquistando espaço no exterior e na mídia representando o Brasil em grandes campeonatos e o “Hip Hop Educa” também está presente no Chile, na Argentina e no México.
Tanto amor pela Cultura Hip Hop resultou na parceria que criou o “Beach Celebration”. O dia começou cedo, logo pelas 9h duas vans chegaram de São Paulo em Itanhaém, com mais de 40 crianças que com as do litoral tomaram café da manhã e em seguida foram interagir na praia, participando de práticas recreativas e momentos de descontração dentro da água, tudo comandado pelo recreador Tio Goku. Na parte da tarde, depois do almoço, começou o momento dos campeonatos, que foi aberto com uma demonstração de Batalha de Rima Kids, exaltando outro elemento da Cultura Hip Hop e em seguida com a chegada dos Jurados do Breaking, B-Boy Jefferson Twister do Portal Break SP, B-Boy Alex Olivier e B-Girl Miwa da Generation Hip Hop Brazil, começou a festa comandada pelo DJ Dunda e registrada pelo fotógrafo The Sarara. O grafite também estava bem representado com a presença da grafiteira Mel Zabunov.
As batalhas iniciaram pontualmente às 14h30. Foram divididas em Breaking Iniciante Seven2Smoke e Breaking Kids 2vs2, tendo também uma Batalha Seven2Smoke para os adultos. As disputas foram bem animadas e o público em volta conhecia a cultura e interagia com os dançarinos. No Breaking Iniciante os ganhadores foram: em 1º lugar B-Boy André e em 2º Lugar B-Girl Andressa. No Kids 2vs2 a dupla campeã foram os B-Boys Eagle (Itanhaém) e Vitor (Hip Hop Educa), em segundo lugar ficaram a dupla Vitor Pedro e André (Hip Hop Educa). No Breaking Adulto Seven2Smoke Avançado o ganhador foi o B-Boy Jhow (Hip Hop Educa). São do B-Boy Suco as palavras: “O cronograma foi cumprido detalhadamente, na hora da recreação alguns alunos que nunca tinham entrado no mar tiveram essa oportunidade e foi um momento de muita descontração e emocionante. A interação das crianças do Hip Hop Educa, com o Instituto Mauá de Responsabilidade Social e com as crianças da On House de Itanhaém foi fantástico, estreitaram amizades, houve troca de informações e as batalhas foram muito bem equilibradas, um ajudando ao outro, um compartilhando com o outro, isso foi o mais importante, valeu muito a pena!”. Luciana Mazza, da On House, faz coro com Suco e acrescenta: “Foi épico! Um grande dia! As crianças são o futuro e escreveram história nesse evento! Acreditamos e lutamos por eles! Recebemos alguns dos melhores B-Boys e B-Girls da nova geração, cada um com seu estilo, que vão continuar a história do Breaking. Um crescendo e aprendendo com o outro, entendendo que a Cultura Hip Hop vai muito além do ganhar ou perder, de levar ou não um troféu para casa. Hip Hop é vida e na vida você precisa estar preparado para vencer e perder, se você não levar o troféu para casa tem que levar o aprendizado e transformá-lo em motivação para chegar na vitória! Essa é a responsabilidade e o desafio de cada arte educador: ensinar vida e equilíbrio no Hip Hop para suas crianças pois se ensinam algo diferente disso estão matando o futuro delas! E o preço disso sempre é muito alto! As boas árvores dão bons frutos… Se os frutos não vêm ou se perdem com o tempo, tem algo errado!”, finaliza.
Para a Jurada Miwa foi tremendo somar com a nova geração e durante o evento falou da importância disso: “Alguns escolheram ir em outros eventos e eu escolhi o evento das crianças, pois acredito neles, são o futuro!”, conclui. Para os organizadores e para quem participou o “Beach Celebration” foi um sucesso e já existem planos para a segunda edição!