Cruzeiros

Temporada de Cruzeiros 2018/2019 prevê crescimento de 13% – Dados CLIA Brasil

Dados CLIA Brasil

Na temporada 2018/2019 serão 7 navios: MSC Seaview, MSC Poesia, MSC Fantasia e MSC Orchestra, Costa Favolosa, Costa Fascinosa e Pullman Sovereign.

Para a temporada 2018/2019, segundo levantamento da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), estão previstas mais de 496 mil ofertas de leitos, um crescimento de 13% em relação ao ano passado, e 585 escalas em alguns dos destinos mais desejados do Brasil como Rio de Janeiro, Santos, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Balneário Camboriú, Portobelo, Cabo Frio, Recife, Angra dos Reis, Maceió, Ubatuba e Fortaleza.

Serão 585 escalas e 133 roteiros.

Um destino que estreou e agradou muito o cruzeirista na última temporada foi Balneário Camburiu (SC). Em 2017/2018 foram 19 paradas na cidade e para a próxima 27 já estão confirmadas, o que atrairá mais de 81 mil viajantes para a cidade, impacto superior a R$ 45 milhões na economia local. Outra expectativa positiva para o setor para as próximas temporadas no Brasil é o retorno de Florianópolis (SC) como destino de navios de cruzeiros. No último dia 24 de março, a capital catarinense recebeu uma escala teste do MSC Preziosa, com capacidade para mais de 4,3 mil cruzeiristas a bordo. Resultado de um trabalho conjunto entre a CLIA Brasil, Governo do Estado, Prefeitura, Marinha e Agência Nacional de Transportes Aquáticos.

A Fundação Getúlio Vargas, a pedido da CLIA Brasil, faz os Estudos de Impacto Econômico das Temporadas de Navios de Cruzeiros no país. O conteúdo aponta que um Cruzeirista, quando desce em uma escala, injeta, em média, R$ 559,00 na economia local.