Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável
Novo acordo reitera o compromisso da companhia aérea com a sustentabilidade ambiental
A Qatar Airways se torna a primeira companhia aérea na região do Oriente Médio e África a anunciar seu compromisso com um acordo internacional de compra de SAF
DOHA, Qatar – A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos de SAF puro ao longo de cinco anos, com entregas previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia. Assim, a companhia aérea irá adquirir 5 milhões de galões americanos de SAF puro todos os anos, o combinando com seu suprimento existente de combustível convencional para jatos e tornando-se a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional de compra SAF.
Essa parceria faz parte do compromisso anterior da Qatar Airways, juntamente com outros membros da oneworld® Alliance, de comprar até 200 milhões de galões americanos de SAF da Gevo. A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050. Em setembro de 2020, a oneworld tornou-se a primeira aliança global de companhias aéreas a se unir em torno de uma meta comum para alcançar a neutralidade de carbono com zero emissões líquidas do componente até 2050.
A aliança posteriormente se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação até 2030. A Qatar Airways está muito interessada em aumentar o uso de SAF em nível comercial, observando que o produto a ser adquirido será certificado sob a sustentabilidade critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Comparado com o combustível de aviação de base fóssil, o SAF resulta na redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 com o uso de SAF cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “A Qatar Airways continua a priorizar nosso compromisso com voos net-zero até a metade do século. A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor. Unindo forças com outros membros da oneworld, estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030.”
“Ao trabalhar com agricultores em práticas agrícolas regenerativas, a Gevo pode fornecer matérias-primas não prejudiciais para produzir combustível de aviação sustentável, além de aumentar a saúde do solo, sequestrar carbono e fornecer produtos nutricionais para a cadeia alimentar”, disse Patrick R. Gruber, CEO da Gevo. “Ao incorporar a sustentabilidade em cada etapa do nosso sistema de negócios, desde a matéria-prima cultivada de forma não agressiva até o uso de energia renovável para produção, estamos ajudando a Qatar Airways e outros membros da aliança oneworld a atingirem suas metas de redução de emissões.”
A Qatar Airways fez progressos significativos para alcançar a sustentabilidade ambiental e a descarbonização, e atualmente está voando com uma das frotas mais jovens e econômicas. É a primeira companhia aérea do Oriente Médio a obter o credenciamento ao mais alto nível no Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) e a primeira a ingressar na plataforma IATA CO2NNECT, oferecendo um novo programa voluntário de compensação de carbono para remessas de carga aérea, continuando a avançar uma agenda ambiciosa para demonstrar liderança ambiental em todo o setor de aviação global.
-FIM-
Sobre a Qatar Airways
Uma companhia aérea premiada com vários prêmios, a Qatar Airways foi recentemente anunciada como a “Companhia Aérea do Ano” no World Airline Awards 2022, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. A companhia aérea continua a ser sinônimo de excelência, tendo conquistado o prêmio principal pela sétima vez sem precedentes (2011, 2012, 2015, 2017, 2019, 2021 e 2022), além de ter sido nomeada ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’, ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’ Lounge Dining’ e ‘Melhor companhia aérea do Oriente Médio’.
Atualmente, a Qatar Airways voa para mais de 150 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, eleito pela Skytrax como o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’ em 2022.
A Qatar Airways reconhece a importância da sustentabilidade ambiental na aviação. Estamos comprometidos em estar na vanguarda e trabalhar em colaboração com nossos parceiros globais e regionais para alcançar as metas de descarbonização do setor.
Sobre a Gevo
A missão da Gevo é transformar energia renovável e carbono em hidrocarbonetos líquidos densos em energia. Esses hidrocarbonetos líquidos podem ser usados para combustíveis de transporte drop-in, como gasolina, combustível de aviação e diesel, que, quando queimados, têm potencial para gerar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa quando medidos ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos.
A Gevo utiliza como matérias-primas hidratos de carbono baseados em recursos renováveis de baixo carbono e está num estado avançado de desenvolvimento de eletricidade renovável e gás natural renovável para utilização em processos de produção, resultando em combustíveis de baixo carbono com intensidade de carbono substancialmente reduzida (o nível de gases com efeito de estufa emissões em comparação com os combustíveis fósseis à base de petróleo padrão em todo o seu ciclo de vida).
Os produtos da Gevo têm um desempenho tão bom ou melhor do que os combustíveis fósseis tradicionais em infraestrutura e motores, mas com emissões de gases de efeito estufa substancialmente reduzidas. Além de resolver os problemas dos combustíveis, a tecnologia da Gevo também permite que certos plásticos, como o poliéster, sejam feitos com ingredientes mais sustentáveis.
A capacidade da Gevo de penetrar no crescente mercado de combustíveis de baixo carbono depende do preço do petróleo e do valor da redução das emissões de carbono que, de outra forma, aumentariam as emissões de gases de efeito estufa. A Gevo acredita possuir tecnologia e know-how para converter diversas matérias-primas de carboidratos através de um processo de fermentação em álcoois e então transformar os álcoois em combustíveis e materiais renováveis, por meio da combinação de tecnologia própria, know-how, engenharia e licenciamento de tecnologia e engenharia da Axens North America, Inc., que gera o potencial de gerar retornos corporativos e de projeto que justificam a construção de um negócio multibilionário.
A Gevo acredita que o modelo Argonne National Laboratory GREET é o melhor padrão disponível de medição com base científica para inventário de ciclo de vida ou LCI. Saiba mais no site da Gevo: www.gevo.com.
Imagens relacionadas
Divulgação baixar em alta resolução |