Braztoa

Painel do MTur na ABAV Expo 2019 discute turismo em territórios indígenas

Modelo de viagem pode gerar renda para as comunidades e educar turistas para fortalecimento da cultura indígena
 

A 47ª edição da ABAV Expo recebeu, nesta quinta-feira (26), um painel sobre territórios indígenas, discutindo a estruturação de um modelo de turismo nessas terras a fim de gerar renda para as comunidades e monitorar territórios para o fortalecimento da cultura. O bate-papo “Os novos caminhos do turismo em territórios indígenas brasileiros” foi promovido pelo Ministério do Turismo e teve Vanessa Mariño, diretora da operadora AmazonEmotions, como mediadora.

Já entre os painelistas, estavam Kerexu, moradora da Aldeia Krukutu e presidente da Associação Guarani Nhee Porã; Ana Gabriela Fontoura, diretora da Estação Gabiraba; e Giovani S. Filho, Diretor de Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Funai.

Os novos caminhos do mercado de viagens apontam para o desenvolvimento de um turismo mais consciente e sustentável. “A gente quer mudar o pensamento e mostrar a realidade para o turista, que costuma vir com pensamentos dos livros, nada a ver com a realidade dos nossos povos”, explicou Kerexu. Segundo ela, a organização entre as aldeias também é importante para a estruturação de um plano em conjunto, que entenda questões como limite de turistas e tipo de informações a serem levadas para as pessoas.

Ana Gabriela é fundadora do coletivo Muda!, pelo turismo responsável, e disse acreditar na estruturação do turismo indígena como apoiador da gestão de territórios, caso isso faça sentido para os povos que estão lá. Para ela, a informação é muito importante e o papel das empresas é trabalhar em prol da educação dos turistas, aproveitando a oportunidade para formar cidadãos melhores.

Giovani lembrou da importância da Funai como parceira da atividade turística, na preocupação da estruturação de um plano de visitação a terras indígenas. O diretor falou também da necessidade dos operadores de turismo em buscar associações e contatos com as comunidades indígenas, porque esses povos devem ser os protagonistas desses planos.

Sobre a ABAV Nacional 

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país. A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente está integrada à World TravelAgentsAssociation Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Site: www.abav.com.br

Sobre a ABAV Expo 

Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade e considerada a maior e mais importante para o setor de negócios de turismo. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de acordos entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.

Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo. Site: www.abavexpo.com.br

Sobre a Braztoa 

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Site: www.braztoa.com.br