ABIH-SP mobiliza doações aos desabrigados e desalojados no litoral
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP mobiliza apoio às famílias desabrigadas e desalojadas pelos deslizamentosde encostas e enchentes que afetaram a população residente nas praias de Boiçucanga, Camburi, Baleia, Sahy e Juquehyi, localizadas na costa sul de São Sebastião – trecho que corresponde a 30 km (10%) dos mais de 300 km que compõem oLitoral Norte do estado e concentra cerca de 57 (25%) dos mais de 230 hotéis e pousadas existentes no município.
“Estamos arrecadando recurso financeiros, água, alimentos, colchões e lençóis doados para a Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, conforme alinhamos durante reunião realizada hoje de manhã (20/02/2023) com Roberto Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo – Setur SP”, informa Ricardo Andres Roman Jr., presidente da entidade.
De acordo com a Abih-SP, nos cinco municípios que compõem o Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela) existem 870 meios de hospedagem (entre pousadas e hotéis), que ofertam 19.260 UHs (Unidades Habitacionais) comcerca de 65 mil leitos.
A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem na região durante o feriado do Carnaval em 2023 alcançou 80%, superando os 70% registrados no Carnaval de 2019 (antes da Pandemia).
“A melhora do tempo a partir de domingo, aliada à dificuldade de deslocamento; por conta de bloqueios nas estradas, mantém elevada a taxa de ocupação da maioria dos meios de hospedagem do Litoral Norte”, informa Rodrigo Tavano, vice-presidente da Abih-SP, sediado em Caraguatatuba.