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HSMAI: Roundtable de Revenue Managers aborda desafios e tendências para a hotelaria em 2025

Encontro reúne membros do comitê de RM da associação e convidados para debater sobre boas práticas do setor

A HSMAI (Hospitality Sales & Marketing Association International) Brasil, associação internacional com foco no desenvolvimento de executivos e profissionais da indústria de Hotelaria e Turismo, realizou no início de outubro, o último Roundtable de Revenue Managers do ano. 

O encontro, que é exclusivo para RMs sêniores e para um grupo seleto de convidados, existe desde 2016 para discutir tendências e desafios da hotelaria. Com a presença de Gabriela Otto, presidente da associação no país e na América Latina, o grupo abordou temas estratégicos para o mercado, incluindo rentabilidade, comportamento de consumidores, desafios de orçamento e a diminuição do Perse, programa federal de incentivo ao setor.

Um dos destaques foi a análise da rentabilidade e dos meios de pagamento via Virtual Card Number (VCN), com foco na eficiência de faturamento e nas implicações para a cadeia de distribuição. Foram discutidas ainda as transformações na distribuição de acomodações por alguns segmentos, que impactam a concorrência e as estratégias dos players. Na conversa, o grupo enfatizou a necessidade de relatórios de performance confiáveis, que atualmente ainda não abrangem todo o mercado hoteleiro do Brasil.

Insights do turismo nacional

Os profissionais discutiram novas abordagens para o mercado brasileiro, como o aumento da procura por “homes” (casas de temporada) e a complexidade de regulamentar apartamentos fora do pool de hotéis. A divisão entre turismo corporativo e lazer também foi tema, com foco na captação de novos clientes.

O tema ‘Home sharing’ foi levantado em função do crescente mercado que esse segmento vem demonstrando.

Perspectivas para 2025

O mercado hoteleiro global deverá atingir receitas de 446,5 mil milhões de dólares em 2024. Entre 2024 e 2028, prevê-se uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 3,32%, resultando num volume de mercado projetado de 508,9 mil milhões de dólares, de acordo com a Benchmarketing Consulting.

O grupo abordou também a importância de controlar a disparidade de contratos e o impacto de fraudes, ressaltando a eficácia das recentes melhorias na segurança digital. O debate sobre relatórios de mercado destacou a necessidade de relatórios mais abrangentes, com melhor custo-benefício para auxiliar na visibilidade e confiabilidade de dados.

Com a redução do Perse, o setor hoteleiro enfrenta o desafio de manter a rentabilidade, apesar do crescimento da Diária Média e do RevPAR. Um dos insights do encontro refere-se ao fato de ser essencial para o setor o preparo de um orçamento consistente e sustentável para 2025.

Este encontro confirma o papel do Grupo dos Heads de RM como plataforma essencial para discutir e enfrentar os desafios da hotelaria no Brasil.

Futuro da Análise de Dados 

Os dados cresceram, exigindo tecnologias mais complexas que os cruzam de forma mais dinâmica. O setor hoteleiro está agora mergulhando de cabeça no mundo dos dados para alcançar uma infinidade de objetivos. De acordo com uma pesquisa de 2023 da Hospitality Technology, mais de 74% dos hotéis relatam usar alguma forma de análise de dados para impulsionar os processos de tomada de decisão. Esta adoção representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, indicando uma dependência crescente de estratégias baseadas em dados. 

Com o aumento do foco nos dados surge um desafio vital que realmente empurra a indústria no sentido de equilibrar o poder trazido pelos dados com a sua razão de ser: fornecer um serviço excepcional. 

Um estudo da IDC de 2018 destacou que, embora as organizações tenham investido bilhões na modernização dos negócios, 70% destes esforços falharam. A principal razão para esta elevada taxa de insucesso é a ênfase nos investimentos em tecnologia sem promover simultaneamente uma cultura centrada em dados. 

As empresas focadas em hotelaria coletam uma enorme quantidade de informações pessoais sobre os hóspedes: padrões de reservas, hábitos de consumo, preferências de recursos dos quartos, opções de refeições e muito mais. Permite-lhes personalizar a experiência, enviando recomendações personalizadas, ofertas especiais e fornecendo um excelente serviço de forma suave e silenciosa. Por exemplo, pode acontecer que, devido a informações baseadas em dados, um hóspede que viaje frequentemente em negócios seja recebido num quarto com a temperatura preferida, com um travesseiro pré-selecionado, uma mensagem de boas-vindas personalizada e amenities exclusivos. Numa escala maior, os dados dos hotéis podem ser usados para gerir recursos de forma mais eficiente, prever a procura e até mesmo definir modelos de preços dinâmicos que aumentarão as receitas, mantendo ao mesmo tempo a satisfação do cliente.

Sairá na frente quem trabalhar bem seus dados, embasar suas decisões e focar na aplicação correta dos mesmos.

Próximo evento

No ano em que comemora 10 anos de presença no Brasil, a HSMAI reunirá em evento inédito os principais profissionais de RM e os diretores de Vendas e Marketing do país em uma grande mesa aberta no Hotel Renaissance. O encontro, que ocorrerá no dia 3 de Dezembro, contará com convidados e abordará os principais desafios para o próximo ano. 

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Amanda Melo | Bussines Factory
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