Matérias

Porto Seguro planeja turismo Inclusivo com projeto de acessibilidade nos corredores turísticos.

A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Turismo, anuncia um projeto inovador de acessibilidade para os corredores turísticos do município. O objetivo principal é garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar dos principais pontos turísticos de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, com segurança e conforto, promovendo uma experiência inclusiva para todos os visitantes.

Em Porto Seguro, o projeto inclui a construção de rampas, nivelamento de calçadas, adaptação de banheiros e a instalação de esteiras de acesso nas praias, além de cadeiras anfíbias para uso no mar. As melhorias começam pela Passarela da Cultura, o Centro Histórico e as praias de Mundaí, Taperapuã e Mutá, com futuras expansões para Trancoso e Caraíva. “Queremos que Porto Seguro seja um destino acessível para todos, proporcionando uma experiência segura, confortável e prazerosa para pessoas com deficiência. Isso faz parte do nosso compromisso com a responsabilidade social e o turismo inclusivo”, destacou o secretário de Turismo, Guto Jones.

Em Arraial d’Ajuda, o projeto se concentra no corredor turístico entre a Igreja de Arraial e a Praia do Mucugê, com a construção de um caminho acessível integrado ao estilo rústico do local. O caminho terá blocos de concreto antiderrapante, rampas suaves, guarda-corpos e um sistema de drenagem para evitar acúmulo de água. Essas medidas buscam garantir que as pessoas com limitações de mobilidade possam circular livremente por essa área turística tão visitada.

Com o cronograma já em andamento, as obras em ambas as localidades seguirão por fases ao longo dos próximos 24 meses. O projeto não apenas promove a inclusão social, mas também valoriza o patrimônio natural e cultural de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, assegurando que o turismo na região seja acessível e de alta qualidade para todos.
Segundo Marco Aurélio Gonçalves de Jesus, colaborador na construção do projeto, e que convive com limitações físicas, destaca que o projeto vai inovar a visão turística local de forma inclusiva, capacitar profissionais, e tornar o destino mais atraente para famílias que lidam com entes com algum tipo de limitação de mobilidade.

Verônica Menezes Porto
Jornalista – MTB 077787
73 99178 0009