Rede hoteleira é referência mundial no turismo responsável
“E agora? Sigo carreira em empresas multinacionais ou corro atrás do meu sonho de trabalhar com a terra”? Foi essa a pergunta que o engenheiro agrônomo José Fernandes Franco (foto) se fez, 32 anos atrás, buscando uma resposta para o seu propósito. A solução foi certeira. O empreendedor soube transformar o seu sonho em um negócio de excelência no ramo do turismo e da hotelaria. Foi assim que nasceu a Rede dos Sonhos, um complexo de quatro hotéis fazenda, localizados na região de Socorro/SP (a 130 km de São Paulo) e Bueno Brandão/MG (166 km de São Paulo) : o Campo dos Sonhos, inaugurado em 1994, o Parque dos Sonhos, em 2002, a Terra dos Sonhos, em 2017 e a Colina dos Sonhos, em 2019. Todos com a missão de proporcionar um turismo responsável e sustentável, atraindo visitantes de todas as idades e necessidades.
Os hotéis da Rede dos Sonhos são certificados pela ISO 21101 e pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) como uma organização que atende aos requisitos de segurança e acessibilidade em edificações hoteleiras. O empreendimento oferece aos turistas uma enorme variedade de lazer e entretenimento junto à natureza: turismo de aventura, rural, cultural, empresarial, gastronômico, pedagógico, ecoturismo, atividades para os 60+, e com infraestrutura totalmente adaptada para receber pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos (barras, rampas, comunicação em braile, luz de alerta etc.).
Esportes como tirolesa, rafting, rapel, cicloturismo entre outros, são acessíveis a todos os hóspedes. Na cavalgada, por exemplo, a sela do cavalo tem a opção de ter encosto e cinto de segurança, perfeita para os paraplégicos. Quem quiser se refrescar, as piscinas têm rampas, facilitando o acesso ao cadeirante. E para aqueles com idade mais avançada, os passeios pelos caminhos montanhosos da localidade, em trator ou em carrinhos motorizados elétricos, fazem toda a diferença. “No ano passado, recebemos mais de 100 mil turistas, sendo 30 mil com mais de 60 anos”, revela José Fernandes. E tem mais: a rede de hotéis é Pet Friendly. Junto ao chalé foi construído um canil acoplado, de grande utilidade para o cego e o seu cão-guia.
É fato consumado. Sem acessibilidade não há inclusão. E sem inclusão, a sustentabilidade passa longe. As práticas sustentáveis adotadas pela rede de hotéis são levadas muito à sério. A começar pelos recursos humanos. A empresa conta com 245 colaboradores e 80% dessa mão de obra é local, fortalecendo o elo com a comunidade.
Em seus hotéis a Rede dos Sonhos utiliza energia solar, hidráulica, biomassa, eólica; as madeiras de suas construções são recicladas ou provenientes de áreas de reflorestamento; mais da metade dos alimentos servidos em seus restaurantes vem de produção própria (horta orgânica, frutas, carnes, matinais etc.); reduz/elimina o uso de plástico; recicla o óleo de cozinha; usa produtos biodegradáveis na cozinha e banheiros; mantém uma estação de tratamento de efluentes; dispõe de um centro de reciclagem que reaproveita materiais para a confecção de artesanato e muitas outras práticas sustentáveis e de reuso responsável.
Os números comprovam: os ganhos mensuráveis com a sustentabilidade no ano de 2023 superaram R$ 2,5 milhões, em dois dos hotéis da Rede (Campos dos Sonhos e Parque dos Sonhos).
Esse modelo de gestão é a razão pela qual a empresa é agraciada com inúmeros prêmios no decorrer de sua história. Para citar alguns, em 2011 o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos foi condecorado com o prêmio “Hotel Sustentável do Ano de 2011”, pelo Guia 4 Rodas. Em 2014, recebeu em Londres, da World Travel Market, os prêmios de “O Melhor para Pessoas com Deficiência” e “Melhor do Mundo em Turismo Responsável”. Em 2022 e 2023 seus hotéis receberam o Certificado de Excelência Best of the Best – 1% entre os melhores do mundo, concedido pela Tripadvisor.
Como curiosidade, os hóspedes do Campo dos Sonhos são incentivados a participar do Programa Plante ou Adote uma Árvore, como forma de redução do impacto ambiental durante a sua estada no estabelecimento. Eles escolhem uma espécie nativa da Mata Atlântica, plantam e sua árvore recebe uma placa com o nome popular e científico, o nome do cliente e a data em que foi plantada. A cada seis meses o hotel envia uma mensagem e a foto da árvore para o cliente, convidando-o para retornar ao hotel e visitá-la. “São esses diferenciais competitivos que fazem a chave do nosso sucesso”, emenda o empresário.