Matérias

Você conhece o novo queridinho da confeitaria?

Por Maurício Lopes, docente do curso de gastronomia da
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Spekulaas, Spekulatius ou Speculoos? Quando me pediram para pesquisar e comentar sobre o novo produto importado que caiu no gosto dos brasileiros, disputando o pódio do momento com o pistache, respondi que não fazia ideia do que estavam falando!

“Como não??”

“Você nunca comeu um biscoito crocante, com sabor de especiarias e canela, com gostinho de Natal europeu?” Sim! Imediatamente me veio a lembrança do aroma de especiarias, o sabor meio caramelizado e a textura super crocante, que me acompanhou e confortou, abrilhantando o cafezinho da tarde em casa, durante a pandemia.

Importado, comprado no delivery, primeiro em pacotes de 250g e depois também em porções individuais, para garantir sempre a crocância, garantiu momentos de conforto e prazer durante o período mais difícil dos últimos anos.

 Fabricado desde 1932 pela Lotus Bakeries, empresa familiar baseada na vila Lembeke (Bélgica), o Biscoff (biscuit e coffee em inglês) foi trazido para o Brasil pela importadora Aurora. Compacto, com pouca fermentação, esse biscoito é composto de açúcar mascavo, especiarias – canela (8 partes), noz moscada (2 partes), cravo-da-índia (2 partes), gengibre em pó (1 parte), cardamomo (1 parte) e pimenta branca (1parte) – além de manteiga, fermento químico e farinha de trigo. O biscoito natalino é comum não somente na Bélgica, mas também na Holanda, Alemanha, França e Iugoslávia. O nome, escrito e pronunciado conforme o país que produz, tem sua origem ligada às comemorações natalinas e principalmente ao dia 06 de dezembro, data em que se celebra São Nicolau, o bondoso homem que distribuía presentes aos necessitados.

Hoje, no Brasil, encontramos com facilidade nos melhores supermercados, graças à sua popularização, caindo no gosto do brasileiro, incentivado também pelo uso do biscoito em receitas variadas, emprestando seu sabor característico a diversas preparações como, pudins, bolos, sorvetes, cremes e tortas. Disponível também em uma pasta cremosa com sabor de Biscoff, fabricada pela Lotus. A Tostines, fábrica de biscoitos controlada pela Nestlé, está colocando no mercado do Brasil sua versão dessa delícia.

Enfim, esse biscoitinho de Natal europeu está aos poucos dominando o paladar do brasileiro, perpetuando o gostinho da época das festas por todos os outros meses do ano.

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie  

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Informações 
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie 

imprensa.mackenzie@agenciarace.com.br